• Editor

Monique Kothrade Casonatto: "O ambiental é aliado do agro e do desenvolvimento dos municípios"


Maryuska Pavão

Mãe, esposa, empresária e empreendedora, essa é Monique Kothrade Casonatto, de 30 anos, que ainda traz dos dois lados da família uma história de garra, empreendedorismo e liderança. Formada pela Universidade de Cuiabá (Unic) em Engenharia Civil (2013) e Engenharia Ambiental (2012) conta um pouco dos desafios e o quanto se sente bem com toda as funções que exerce.


Casada com o engenheiro ambiental, Kairo Silva e Oliveira, Monique é a diretora e responsável técnica da empresa MKC Engenharia, o qual desenvolve diversos serviços em esfera municipal, estadual e interestadual, além de projetos de engenharia civil, ambiental, arquitetura e geoprocessamento. A empresa é especializada em projetos para o agronegócio e grandes empreendimentos. A engenheira é a responsável técnica ambiental dos maiores estudos de impacto de vizinhança para instalação de empreendimentos no município.


“Meu objetivo sempre foi trazer o ambiental como um aliado e não um peso para a atividade. Erroneamente fazem essa vinculação ambiental, sinônimo de multas e penalidades. Trabalho muito isso, o ambiental é algo para somar, quando implantamos o PGRS (Plano de gerenciamento de resíduos sólidos) na atividade, pode-se observar, que a empresa ganha com economias e organização . Com o EIV (estudo de impacto de vizinhança) nos meios urbanos, os impactos que uma obra, de um empreendimento são todos analisados e mitigados, um estudo complexo com uma equipe multidisciplinar de profissionais envolvidos para que cause o mínimo de impacto aos moradores da região. Sou pioneira e referência em EIV e projetos voltados para o agronegócio. Lucas sempre teve nas entranhas essa preocupação ambiental, somos exemplo de como o ambiental não trava e sim soma para as atividades, sou muito feliz em fazer parte disso. Em saber que faço parte desta história”, explica.


Neta do primeiro prefeito e primeira-dama de Lucas do Rio Verde, Werner e Ana Kothrade e dos primeiros comerciantes da cidade, Ângelo e Santa Casonatto, a engenheira acredita ter muito dos patriarcas e que se orgulha da história deles.


“O meu avô quando foi o primeiro gestor de Lucas, já tinha uma consciência ambiental, e isso nós estamos falando de um período que ninguém ligava sobre o assunto, pois o único objetivo da época era desmatar e abrir novas áreas. E ele mesmo sendo produtor rural, sabendo da necessidade de área para produzir, ainda sim se preocupava em cuidar do meio ambiente. Já dos meus avós Casonatto tenho certeza que herdei a parte comercial, a facilidade de comunicação, de empreender e não ter medo de arriscar”, relembra.


Monique é membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e realiza diversos serviços filantrópicos para sociedade, entre eles está a colaboração no Cadastro Ambiental para Pequeno Produtor Rural, além de projetos completos para associações e clubes do município. “Faço com muita satisfação, pois sou muita grata por toda minha história, pela história linda que meus avós e pais tem com essa cidade e hoje tenho minhas filhas a Nicole e a Sofia e quere que cresçam com orgulho de tudo que estamos construindo”.


Sobre ser uma mulher empreendedora, a engenheira conta que cresceu em um lar que não havia discriminação ou separação por ser homem ou mulher. Ela relembra que desde muito cedo via as avós trabalhando e que isso sempre foi um divisor.


“Sinceramente nunca senti esse paradigma por ser mulher e acredito que isso me ajudou durante meu processo de crescimento e minha formação, pois há projetos que comando equipes de mais de 15 pessoas. O que define um bom profissional é o seu esforço e determinação, isso independente de ser homem ou mulher. Casei com um homem que sempre me incentiva e apoia nos meus projetos e sempre me deparo com grandes empresas com mulheres no comando, mulheres em posições importantes e tomando as decisões, isso prova que nada supera o esforço e determinação”, finaliza ela.


O escritório MKC Engenharia e Arquitetura está localizado na Avenida Tocantins, 250-E, no centro de Lucas do Rio Verde. Os telefones para contato são (65) 9 9618-6848 e (65) 3549-2560.




Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .


Leia a última edição completa da Revista Portal



Sobre

A Revista Portal é uma publicação impressa periódica, que há 5 anos gera conteúdo e informação para as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
Em nossas páginas contamos as histórias  de profissionais e empresários, novos emprendimentos, lançamentos de produtos, cobertura de eventos e o que acontece na sociedade matogrossense.

Contato

Ademilson Araújo - Diretor geral

+55 65 99991-9044

Luan Araújo - Arte

+55 65 99985-1772

SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS

  • White Facebook Icon