top of page

Lucas do Rio Verde supera meta de alfabetização na rede pública estimada para 2024

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 16 de jul.
  • 2 min de leitura

O índice municipal de alfabetização superou em 6,94 pontos percentuais na meta de 2024 e está cada vez mais próximo de atingir a estipulada para 2027

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)
(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)

Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros


Lucas do Rio Verde se destaca, mais uma vez, nos índices de alfabetização do Brasil. De acordo com o Indicador Criança Alfabetizada, o percentual de alunos da rede pública de ensino alfabetizados no município em 2024 é de 73,53%, superando em 6,94 pontos percentuais a meta estipulada pelo Ministério da Educação, de 66,59%. 


O índice municipal de 2024 representa um salto 9,53 pontos percentuais em comparação com a edição de 2023, e se posiciona acima das médias estadual (60,59%) e nacional (59,2%). Dessa forma, o município está cada vez mais próximo de atingir a meta de alfabetização estipulada para 2027, de 73,85%. 


“A Secretaria de Educação parabeniza e agradece toda a dedicação e empenho dos nossos professores, que têm se esforçado para que as nossas crianças evoluam e avancem na aprendizagem, conquistando o que é seu direito: serem alfabetizadas e, assim, melhor inseridas na sociedade”, declarou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.


O Indicador Criança Alfabetizada foi lançado em 2023 pelo Ministério de Educação, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com objetivo de monitorar o progresso da alfabetização das crianças brasileiras no 2º ano do ensino fundamental. No estado de Mato Grosso, este é calculado a partir das avaliações, do Sistema Avalia MT, conduzidas pelo Estado como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). 


Segundo o padrão nacional de alfabetização, as crianças alfabetizadas são aquelas capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades. 


Uma educação de excelência

De acordo com a Secretaria de Educação, o avanço no índice de alfabetização das crianças luverdenses é resultado de uma série de iniciativas. Dentre elas, está o investimento nas formações continuadas de professores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino municipal. Essas têm como objetivo consolidar estratégias de ensino eficazes, fortalecer o planejamento pedagógico e aprofundar conhecimentos sobre alfabetização com base em evidências da neurociência.


Além disso, considerando que uma das dimensões fundamentais da alfabetização é a fluência na leitura, as escolas municipais buscam aplicar regularmente uma audiência de leitura com os alunos.


Dessa forma, os estudantes são preparados para a avaliação de Fluência Leitora, integrada ao Avalia MT. Essa ocorre duas vezes por ano, possibilitando a compreensão do nível de leitura em que as crianças se encontram no início do ano letivo e do avanço até o encerramento das aulas. 


Também são realizadas visitas técnicas às escolas, possibilitando a identificação de dificuldades e a implementação de intervenções pedagógicas mais eficazes.


Assim, a gestão municipal celebra os avanços na alfabetização em Lucas do Rio Verde e reafirma seu compromisso em seguir promovendo melhorias contínuas na área da educação.

Comentários


12 sml.png

Sobre

A Revista Portal é uma publicação impressa periódica, que há 10 anos cria conteúdo e informação de qualidade para as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
Em nossas páginas contamos as histórias  de profissionais e empresários, novos emprendimentos, lançamentos de produtos, cobertura de eventos e o que acontece na sociedade matogrossense.

Contato

Ademilson Araújo - Diretor geral

+55 65 99991-9044

Luan Araújo - Arte

+55 65 99985-1772

SIGA NO INSTAGRAM @REVISTAPORTAL

  • White Facebook Icon
bottom of page