top of page
  • Foto do escritorEditor

Janice Ribeiro

“Ser mãe é algo divino. É sublime gerar uma vida, mas também desafiador e de grande responsabilidade formar um ser humano para a vida”


Maryuska Pavão


Assim começa nossa conversa com Janice Ribeiro, que foi professora por mais de 20 anos e hoje está como primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde. Mãe de dois filhos e avó de quatro netos, Janice relembra quando chegou à cidade, na década de 1980 e os desafios de morar longe da família, cuidar e educar os filhos.



“Naquela época os meninos puderam brincar muito na rua e nós conquistamos muitos amigos que se tornaram família. Na verdade, essa era a realidade de muitos que chegavam naquela época. Eram jovens casais buscando novas oportunidades, sonhando com um futuro melhor. Mesmo assim, era um grande desafio para todos a falta de estrutura e a maturidade. Mas me orgulho muito de toda nossa história, do que construímos e dos filhos e cidadãos que conseguimos formar. Hoje eles são pais e mesmo com suas individualidades e teorias, levam nossos ensinamentos e princípios. Isso me deixa realizada, pois eu e Miguel (Vaz Ribeiro) cumprimos o nosso papel de pai e mãe” afirma Janice.


Hoje à frente da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Janice busca levar sua experiência para as mulheres e jovens mães que atende. Destaca que entre as várias orientações, tenta contribuir para que elas consigam viver uma vida de qualidade e levem isso para seus filhos.


“Sabemos que ser mãe é um desafio diário, ter que trabalhar, as vezes sustentar a casa sozinha e muitas vezes ficar afastadas das crianças e confiar a educação delas a outras pessoas. Por isso, nós, enquanto Prefeitura, por intermédio dos nossos profissionais da secretaria, criamos o projeto Momento Mulher, para trabalhar a autoestima e o amor próprio delas. Com esse projeto, passamos a ouvir mais as situações e contribuir para que, de fato, a vida delas sejam transformadas” explicou.


Dos cursos profissionalizantes oferecidos pela secretaria, Janice idealizou um novo projeto: Espaço Empreender, onde mulheres que participaram dos cursos voltados a culinária pudessem vender os quitutes nos eventos da Prefeitura, como na Vila Encantada durante o Natal e recentemente na Festa do Milho.


“São cursos ofertados pelo Senar, Senai e Senac visando a independência financeira, podendo assim sair de relacionamentos tóxicos, se for o caso, já que infelizmente essa realidade é ainda atual. Queremos proporcionar o mínimo de condições e fazer diferença na vida delas”, conta Janice.


Pensando em fazer a diferença contribui mais para a sociedade, foi a reflexão feita pela primeira-dama. “O quê, de fato, estou fazendo pela sociedade que vivo, não como secretária, mas como cidadã?”.


A resposta veio em forma de uma organização da sociedade civil (OSC), o grupo Elas por Todos. O sentimento tocado em seu coração de mãe, a fez mobilizar mulheres do Executivo, Legislativo e demais mulheres luverdenses e amigas para que começassem ações que fizessem a diferença na vida das pessoas.


“Criamos a associação ‘Elas por Todos’ e já somos mais de 100 mulheres trabalhando e levantando fundos e doações para ajudarmos a sociedade, instituições, associações e pessoas. Queremos deixar um legado e para isso é necessário a união para que o trajeto seja o melhor para todos. Juntos somos um pilar muito mais forte e podemos contribuir com cidade cada vez melhor” finaliza.

Leia a última edição completa da Revista Portal


Yorumlar


bottom of page