top of page
  • Foto do escritorEditor

Estudantes do Programa Cooperativas Escolares de Lucas do Rio Verde criam logomarca em oficina

Atividade foi desenvolvida na primeira semana de outubro



ASCOM Oitenta e cinco alunos das escolas municipais Cecília Meireles, São Cristóvão e Olavo Bilac de Lucas do Rio Verde estiveram, na manhã de quarta-feira (05), no auditório da sede da Sicredi Ouro Verde, para viver uma experiência diferente, que contribuirá para o desenvolvimento criativo em sala de aula: criação de logomarca para o Programa Cooperativas Escolares. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Sicredi Ouro Verde.


As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação.


O publicitário e assessor de comunicação do Sicredi, Fernando Barros, monitorou a atividade feita por meio de um jogo. “Esse jogo propõe um momento de criação do nome e logotipo da cooperativa escolar. Orientamos esses alunos, explicando como funciona o processo de desenvolvimento, estimulando o poder de criatividade deles. Trouxemos elementos ligados à comunicação, na área publicitária, mostrando a eles as habilidades utilizadas para a construção de uma identidade visual”, definiu Fernando.


A secretária de Educação, Elaine Lovatel, avalia a importância de atividades fora do ambiente escolar e com parcerias. “O projeto estimula os adolescentes a realizarem todo o processo de planejamento, fundação e criação. Atividades capazes de transformar o meio e emancipar o que exerce. Os aprendizados dentro de uma cooperativa escolar formam muito mais do que futuros gestores e líderes de comunidade. Formam cidadãos mais solidários, que respeitam os princípios do cooperativismo”, explica.


Miguel da Silva estuda na escola São Cristóvão, está no 7° ano e adorou a oportunidade. “Achei a atividade de hoje muito boa, me fez sentir que as pessoas realmente precisam de mim, já que trabalhamos em grupo. Não conhecia o mundo da publicidade e agora vai me ajudar a ser mais original, criar novos projetos de trabalhos na escola”, disse o aluno.


Todo trabalho pedagógico é desenvolvido com a participação de um professor orientador que se responsabiliza pela escola em apoiar a construção cotidiana da cooperativa escolar.


Leia a última edição completa da Revista Portal


Comments


bottom of page