top of page

Aeroportos do Brasil superam 106 milhões de passageiros em 2025

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Saiba quais são os aeroportos mais movimentados do Brasil. O setor cresceu 9,5% até outubro. Veja o ranking e o impacto na sua região

Foto: Arquivo/Mpor
Foto: Arquivo/Mpor


O Brasil registrou 106,8 milhões de passageiros nos aeroportos do Brasil entre janeiro e outubro de 2025. O levantamento, realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostra que a marca de 100 milhões de viajantes foi atingida com um mês de antecedência em relação a 2024.

Este volume representa um crescimento de 9,5% na movimentação aérea nacional (voos domésticos e internacionais). Guarulhos (SP), com 38,2 milhões de viajantes, e Congonhas (SP), com 19,7 milhões, lideram a lista dos terminais mais ativos.


O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, avalia que o resultado confirma o fortalecimento da aviação civil no país, com aprimoramento da infraestrutura aeroportuária e regionalização dos terminais. “Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião”, afirma.


Aeroportos mais movimentados por estado

O ranking de movimentação de passageiros, que considera voos domésticos e internacionais, destaca a importância dos terminais estaduais para a economia e o turismo.


Veja a lista dos aeroportos do Brasil com maior tráfego no acumulado do ano até outubro:

  • SP: Guarulhos (38,2 milhões) e Congonhas (19,7 milhões).

  • RJ: Galeão (14,2 milhões) e Santos Dumont (4,9 milhões).

  • DF: Brasília (13,4 milhões).

  • MG: Confins (10,7 milhões).

  • SP: Campinas (10,6 milhões).

  • PE: Recife (8 milhões).

  • BA: Salvador (6,4 milhões).

  • RS: Porto Alegre (5,8 milhões).


Mercado doméstico bate recorde

Além do volume total, o mercado doméstico de aeroportos do Brasil alcançou seu melhor resultado histórico para um mês de outubro desde 2000, registrando 9 milhões de passageiros.


Este recorde mensal representa um aumento de 9,1% em comparação com outubro de 2024.


O secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, destaca que a aviação civil brasileira é o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe, apresentando um crescimento consistente. "Nossa aviação tem batido recordes no decorrer do ano em diversos indicadores do setor aéreo, tudo isso é fruto de políticas públicas acertadas e boa resposta dos setores econômicos", explica.


Voos internacionais

No mercado internacional, outubro também registrou recorde, com 2,3 milhões de passageiros e alta de 9,3% em relação a outubro passado. De janeiro a outubro de 2025, o total de viajantes em voos internacionais ou com destino para fora do país chegou a 23,5 milhões.



  Fonte: Brasil 61

Comentários


12 sml.png

Sobre

A Revista Portal é uma publicação impressa periódica, que há 10 anos cria conteúdo e informação de qualidade para as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
Em nossas páginas contamos as histórias  de profissionais e empresários, novos emprendimentos, lançamentos de produtos, cobertura de eventos e o que acontece na sociedade matogrossense.

Contato

Ademilson Araújo - Diretor geral

+55 65 99991-9044

Luan Araújo - Arte

+55 65 99985-1772

SIGA NO INSTAGRAM @REVISTAPORTAL

  • White Facebook Icon
bottom of page