Wlad Mesquita: Orgulho de servir a cidade que ensina, acolhe e inspira
- Editor
- 4 de ago.
- 3 min de leitura

Desde a infância até a vida pública, a trajetória de Wladimir de Mesquita Pinto, mais conhecido como Wlad Mesquita, sempre foi marcada por trabalho, superação e compromisso com o bem comum, especialmente na área da segurança pública.
Filho de Francisco Ilton Ramos Pinto e Ester de Mesquita Pinto, Wlad é graduado em Publicidade e Propaganda pela UFMT e bacharel em Direito pela Faculdade Unilasalle de Lucas do Rio Verde. Está na cidade desde 2016, quando chegou para atuar delegacia de polícia civil do município. Assumiu a chefia de operações da Delegacia entre 2017 e 2020, uma função que reforçou seu vínculo com a cidade e com os desafios enfrentados por quem vive aqui.
“Sou natural de São José dos Campos (SP), mas mato-grossense de coração há mais de 30 anos. Aprendi desde cedo o valor do trabalho e da dignidade. Fui office boy, vendedor de laranja e ajudante de feira com meu pai Francisco. Trabalhei duro para pagar os estudos e ajudar minha família. Foram dias difíceis, mas tudo isso moldou meu caráter e me preparou para servir à população”, relembra.
A vontade de servir o povo cresceu. Em 2020, além de policial, Wlad decidiu seguir outro caminho: ingressou na vida política como vereador. Logo em sua primeira eleição, recebeu 1.511 votos.
“Tive o apoio de muitas pessoas que pude ajudar enquanto policial e por meio de ações sociais. Saber que nosso trabalho faz a diferença na vida das pessoas é o que me motiva. Em 2022, me coloquei à disposição para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, recebendo 14.986 votos em 117 municípios do estado, tornando-me segundo suplente pelo Republicanos”, conta.
Durante o exercício do mandato como deputado estadual por 30 dias, em 2024, Wlad demonstrou produtividade expressiva: apresentou 6 requerimentos, 7 projetos de lei, 12 indicações e 37 projetos de resolução, reforçando seu compromisso com resultados concretos para a população mato-grossense.

Nas eleições de 2024, Wlad foi o vereador mais votado de Lucas do Rio Verde, com 2.564 votos, consolidando sua liderança e o reconhecimento pelo trabalho firme e sério, especialmente na área da segurança pública. Foi um dos responsáveis por articular a vinda da Delegacia de Combate a Roubos e Furtos e da Politec para o município, fortalecendo a investigação e a perícia criminal local.
Além disso, o vereador apresentou o projeto da nova Delegacia de Polícia e articulou a conquista de emendas parlamentares para viabilizar sua construção. O novo complexo permitirá a implantação da Delegacia da Mulher e a criação de um espaço voltado a projetos sociais com crianças e adolescentes, fortalecendo a aproximação entre a Polícia Civil e a comunidade, e promovendo a cultura da prevenção e da cidadania.
Wlad também é autor da proposta de criação do CIOC – Centro Integrado de Operações com Cães, uma estrutura voltada para o reforço no combate ao crime com apoio de cães farejadores treinados. Com o apoio do prefeito Miguel Vaz, do secretário de Justiça Vitor Hugo e da parceria com as forças de segurança locais, o objetivo é fazer de Lucas do Rio Verde uma referência também nesse modelo de atuação integrada.
“Lucas do Rio Verde é uma verdadeira escola da boa política. Aqui aprendo todos os dias com cada demanda, cada conversa, cada história. Essa cidade me inspira a ser um agente de transformação. E por ela sigo lutando, com fé, coragem e responsabilidade, para torná-la cada vez mais justa, acolhedora e, acima de tudo, segura para o cidadão luverdense.”
Neste aniversário de 37 anos de Lucas do Rio Verde, Wlad celebra com emoção, gratidão e compromisso com o futuro. Um futuro em que segurança, dignidade e qualidade de vida caminham lado a lado.
“Parabéns, Lucas do Rio Verde! Que venham mais anos de conquistas e progresso. E que eu continue sendo parte ativa dessa linda história que todos nós ajudamos a construir.”
Por Maryuska Pavão
Comentários