top of page
  • Foto do escritorEditor

Tecnologia e inovações que transformam o agronegócio




A edição 2023 do Show Safra dará destaque para tecnologias, serviços e produtos inovadores para o setor agropecuário. O Show Safra Connect reunirá parceiros como o AgriHub, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Centro Universitário Unilasalle. Outras empresas com tecnologias inovadoras no agro também terão espaço para participação gratuita. A proposta é proporcionar um local diferenciado para a inclusão de empresas de tecnologias que apresentem soluções inovadoras para as demandas do setor produtivo, chamadas de agtechs. Dentro do pavilhão do Show Safra Connect estarão presentes doze startups apresentando soluções de demandas apresentadas pelos produtores.



"A busca por inovação e por aperfeiçoamento é uma constância no produtor rural e o Show Safra representa a agropecuária no estado de Mato Grosso. Nosso objetivo é promover o evento que venha de encontro com essas inovações de tecnologias e ferramentas que serão discutidas e utilizadas no futuro", ressaltou o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasquali.


Segundo o coordenador de mídias da Fundação Rio Verde, Rangel Portela, as inovações tecnológicas voltadas para o agro são diferenciais que o Show Safra traz para o público, com a proposta de aproximar cada vez mais a tecnologia do produtor rural. Rangel lembra que hoje em dia a tecnologia disponível em smartphones é grande aliada em todos os momentos da produção rural, mas nem todos conseguem dominar totalmente o que é disponibilizado. “Procurar levar cada vez mais esse aprendizado e a tecnologia disponível hoje. Mas, também neste pavilhão de tecnologia, empresas poderão mostrar o que terão disponível para aqui dez anos, trazendo para o mercado ou a tendência para a próxima década”, comentou.


Haverá uma programação intensa principalmente voltada ao público mais jovem. Durante o evento haverá competição de gamers, com Hackton e robótica. Segundo Bruno Borges, diretor comercial da Fundação Rio Verde, atualmente os filhos têm participado cada vez mais das decisões no meio agrícola. “O jovem quando vem aqui, vê uma máquina, ele já sabe muito sobre ela e ajuda o pai com informações no momento da aquisição. Com isso, vem tomando muitas decisões, pois está mais conectado à tecnologia que o próprio pai”, observou.


“O Show Safra Connect vai justamente conectar quem tem soluções para o campo com os produtores rurais, que têm muitas demandas a serem atendidas. E além das startups do agro, teremos empresas parceiras e até gamers. Será um ambiente muito diferente do que já se viu em qualquer evento do agronegócio pelo Brasil”, destaca Portela.



Além da tecnologia, outra vertente que terá destaque dentro do parque tecnológico da Fundação Rio Verde é a pecuária. De acordo com Rangel, na região que compreende Lucas do Rio Verde, Sorriso e Tapurah, a criação de gado confinado tem crescido. No espaço destinado à pecuária os visitantes encontrarão o que há de novidade em termos de produtos e serviços. “Será possível ver animais, genética, nesse pavilhão serão realizados mini workshops, todos voltados para a pecuária”.


No espaço da pecuária o visitante poderá ter uma experiencia nova relacionada a degustação de determinados cortes de bovinos. “São cortes de alto nível que serão servidos”, resume Rangel.



Programação

A programação detalhada do Show Safra estava sendo definida até o fechamento desta edição da Revista Portal. Mas o coordenador de mídia reforçou que o Show Safra tem em um só evento todo o universo que o agro representa para o estado de Mato Grosso passando pelas culturas de soja, milho e algodão.


Os visitantes também poderão conhecer o que há de mais moderno em tecnologia com a exposição de máquinas e equipamentos. Além disso, de 21 a 24 de março será possível conhecer o espaço da pecuária, produtos e serviços, incluindo discussões de assuntos socioeconômicos e inovações pertinentes à atividade agropecuária. Uma oportunidade interessante para conhecer as potencialidades do agronegócio, a base da economia de Lucas do Rio Verde.




Leia a última edição completa da Revista Portal


bottom of page