top of page
  • Foto do escritorEditor

Sicredi Ouro Verde MT implanta primeiro Comitê Jovem de Mato Grosso

O programa é composto por associados do Sicredi do município de Nova Mutum e visa fortalecer a presença dos jovens na cooperativa


A Sicredi Ouro Verde MT, instituição financeira cooperativa que atua em 15 municípios de Mato Grosso, realizou no último sábado (28.01), o encontro inaugural do Programa Comitê Jovem da cooperativa. Este é o primeiro Comitê Jovem fundado em toda a Central Centro Norte, que abrange 10 cooperativas nas regiões Centro-Oeste e Norte do país.

Formado por 24 membros associados ao Sicredi na cidade de Nova Mutum, com idades entre 18 e 35 anos, o Comitê Jovem é uma ferramenta do Sicredi para impactar de forma positiva as comunidades onde atua, por meio da inclusão e diversidade aliadas ao protagonismo jovem.

Conforme destaca o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Techio, a fundação do Comitê Jovem é um passo muito importante para a cooperativa, que tomou esta iniciativa como pioneira dentro do estado de Mato Grosso. “O Comitê conversa diretamente com nosso propósito, que é formar associados para que eles possam assumir liderança na cooperativa futuramente. E ao contribuir com a cooperativa, estes jovens também contribuirão para toda uma sociedade, para alcançarmos o nosso propósito que é construir juntos uma sociedade mais próspera!”.

Para a gerente da agência Bela Vista, em Nova Mutum, Sinara Ramires, o principal motivador do Comitê é “fazer com que os jovens membros se tornem cada vez mais parte atuante, contribuindo dentro da cooperativa, da comunidade e percebendo cada vez mais o seu potencial”.


Ainda neste contexto de senso de pertencimento e voz-ativa, no encontro inaugural, muitos dos membros se mostraram engajados com o Sicredi, desde muito cedo, como o analista de Planejamento e Controle de Manutenção, André Pereira, de 24 anos. “Eu sou associado da Sicredi Ouro Verde MT há oito anos. Tenho conta aberta desde os 16 anos. E hoje, ao fazer parte do comitê, tenho certeza de que a gente vai ter bastante oportunidade de aprender muitas coisas, trazendo esses aprendizados a gente quer trazer projetos para a sociedade, sempre buscando gerar novas oportunidades para os jovens, mostrar para eles que tem gente que se importa com eles e tentar mostrar a eles que tem uma realidade boa para eles. Entendo que o Comitê Jovem também nos proporciona uma oportunidade de desenvolver a parte profissional, parte pessoal e gerar conhecimento, aprendizado e agregar sempre que possível com todas as pessoas em volta, por meio do Cooperativismo”, explicou.


Jornada de formações

Os membros integrantes do Comitê Jovem terão encontros de formação mensais, por pelo menos dois anos, onde poderão discutir temas como Cooperativismo, Liderança e Protagonismo, entre outros pertinentes à juventude, conforme explica o Assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Ouro Verde MT, William dos Santos.

“As formações são uma etapa bem importante para o desenvolvimento do Comitê. Os próximos passos serão aprofundar o conhecimento sobre o cooperativismo junto dos jovens membros, apresentando o nosso modelo de Cooperativa, os diferenciais e as vantagens de cooperar. Os membros terão momentos de formação referentes à Educação Financeira, Sustentabilidade, Impacto Social, autoconhecimento, inteligência emocional, desenvolvimento de liderança e voluntariado, entre outros. E conforme eles vão se aprofundando e avançando nos estudos, por meio das formações, vão se aproximando da etapa de “mão na massa”, que serve para que eles concretizem toda a teoria aprendida ao longo do percurso, apresentando projetos de trabalho válidos para serem aplicados na sociedade, em nome da cooperativa e do cooperativismo”, frisou.


Sobre a Cooperativa

*A Sicredi Ouro Verde MT é uma das 108 cooperativas integrantes do Sistema Sicredi, com área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso: Acorizal, Alto Paraguai, Cuiabá, Diamantino, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Maringá, Nova Mutum, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah. Possui mais de 131 mil associados, em 31 agências e uma equipe de mais de 600 colaboradores.

Leia a última edição completa da Revista Portal


Commentaires


bottom of page