top of page
  • Foto do escritorEditor

Sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde será entregue neste sábado (29)

Cerimônia será aberta ao público e acontecerá a partir das 16h, no Parque dos Buritis


(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Por Ascom Prefeitura/Carine Alves


Mais uma opção de lazer será entregue aos luverdenses neste sábado (29). Após o período de reforma, a Casa de Pedra será reaberta e se tornará sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. O espaço terá exposições permanentes e temporárias, com a trajetória do município, por meio das narrativas históricas, além de diversos materiais usados pelos primeiros moradores.


A cerimônia de reinauguração será aberta ao público e acontecerá neste sábado, dia 29 de junho, a partir das 16h, na Rua Santa Fé, no centro da cidade.


Na ocasião, será realizado o tombamento do espaço como Patrimônio Histórico e Cultural do município.


Sobre a Casa de Pedra

A Casa de Pedra foi inaugurada em 27 de novembro de 2004, com o objetivo de se tornar a sede administrativa do Parque dos Buritis, no coração de Lucas do Rio Verde. Marcada na história por suas características peculiares, com seu formato octogonal, a casa foi construída no estilo rústico com “Pedras Cangas”, que foram retiradas das margens da BR-163, na região da Comunidade São Cristóvão.


Apesar de ter sido arquitetada para sediar o corpo administrativo do parque, o espaço nunca foi utilizado para essa finalidade, e sediou durante os anos a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Casa do Artesão, a Guarda Civil Municipal, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), a Casa dos Conselhos e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em março de 2024, foi dado início a reforma da Casa de Pedra para adequação e ocupação pelo Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, momento em que foi iniciado também o processo de tombamento do bem como Patrimônio Histórico e Cultural do município. 

Comments


bottom of page