top of page
  • Foto do escritorEditor

Saiba mais sobre o Pré-natal do parceiro nas unidades de saúde de Lucas do Rio Verde

Potencial econômico do município foi apresentado aos empresários ainda no ano passado

Assessoria Você sabia que a gravidez também é um momento de preparação para os homens? Erra quem pensa que o pré-natal é um atendimento de saúde exclusivo da gestante. Os pais/parceiros devem fazer parte do pré-natal masculino a fim de prepará-los para interagir, atender às necessidades da mulher e oferecer apoio por meio de presença contínua, conforto, massagem, encorajamento verbal e hidratação. Além disso, o homem também precisa ser orientado sobre ser um agente/parceiro permanente durante todo o processo da gestação e nascimento do bebê.

Pensando nisso, a Saúde de Lucas do Rio Verde oferece, em todas as unidades de saúde, o fortalecimento do vínculo com os homens, explicando as alterações que a mulher vai ter durante o parto e pós-parto e orientando como a figura paterna é necessária nesse momento.

A coordenadora do PSF XIV Jardim Amazônia, Lucineia Aparecida Rotili, fala da importância do trabalho específico para o pré-natal do parceiro. “O homem participa muito quando o bebê está em crescimento, na barriga, ao escutar o coração do bebê e acompanhar nos exames de ultrassom, mas a participação deve ser efetiva e ir além desses momentos. Tanto a mulher quanto o homem precisam sentir que essa é uma fase que demanda atenção e entrega das duas partes”, explica a enfermeira.

A Secretaria de Saúde alerta, inclusive, para que os homens se atentem ao cuidado com a saúde não apenas no mês de novembro. “Temos conseguindo uma boa procura dos parceiros nas consultas de pré-natal e, ao trazer esse público, solicitamos exames de rotina (urina, colesterol, glicemia, hemograma, entre outros), inclusive já conseguimos diagnosticar homens com problemas de pressão arterial e diabetes e, de imediato, iniciamos o tratamento precoce. Tem que cuidar da saúde não só no mês destinado à saúde do homem. Aqui no PSF solicitamos testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que são realizados durante a consulta e ainda encaminhamos para avaliação odontológica, para se caso necessário, agendar um horário para o pai/parceiro, além da verificação da situação vacinal (não só relacionada à Covid-19), e orientamos sobre os serviços oferecidos na unidade.”, ressalta coordenadora.

Procure o seu PSF, atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.


Leia a última edição completa da Revista Portal


Comentarios


bottom of page