top of page
  • Foto do escritorEditor

Saae orienta população sobre a importância de realizar limpeza na caixa d’água

Higienização periódica é indispensável para manutenção da qualidade da água; períodos após intensas chuvas exigem maior atenção

Assessoria O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) orienta toda a população a realizar limpezas em suas caixas d‘água, com mais atenção depois do período de chuvas. As desinfecções da caixa d’água devem ser realizadas a cada seis meses.

A água distribuída pelo Saae de Lucas do Rio Verde passa por um processo de purificação nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) até chegar às casas dos luverdenses.

Geralmente, essa água fica armazenada no reservatório (caixa d’água) e é utilizada para higiene pessoal, preparo de alimentos, limpeza, lavagem de roupas e demais necessidades.

“A falta de higienização da caixa d’água pode ocasionar diversos problemas como entupimentos e alteração da turbidez devido aos detritos acumulados no fundo. Consequentemente, a água sai com a cor escura. Surgem também algas que podem liberar toxinas e até mesmo o acúmulo de bactérias e protozoários que provocam sérios problemas de saúde para quem consumir essa água”, afirma, Sabrina Endler, técnica química da autarquia.

Já para evitar vazamento, é indicado a instalação de uma bóia que fecha a saída de água quando a caixa está cheia, onde devem permanecer tampadas e bem vedadas para evitar contaminação externa e proliferação de mosquitos.

Caso haja vazamentos nas ruas e calçadas, o Saae deve ser acionado pelo telefone (65) 3549-7700 ou via WhatsApp, no número (65) 9339-1836.

Como limpar a caixa d’água: ● Feche o registro de água; ● Esvazie a caixa, mas mantenha cerca de um palmo de água dentro do reservatório, para ser usada na limpeza; ● Feche o registro de saída para que a sujeira não contamine a tubulação e os pontos de consumo; ● Utilize uma escova para limpar o fundo e as paredes internas do reservatório; ● Retire a água que sobrou e faça a sanitização: 5 L de água potável + 1 L de água sanitária para a caixa de 1.000 L; ● Deixe esta mistura na caixa por 30 minutos para desinfecção, com o uso de um pano, passe a solução nas paredes internas da caixa; ● Abra o registro de saída para sanitizar a tubulação. É importante deixar toda a água escorrer, a caixa deve ficar vazia; ● Abra o registro de entrada para encher a caixa d’água e assegure que ela esteja bem travada. Leia a última edição completa da Revista Portal


Comments


bottom of page