top of page

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre HIV/Aids

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 10 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

A iniciativa faz parte das ações da Campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado a prevenção e conscientização sobre o vírus e a doença

(Foto: Ascom Prefeitura/MP)
(Foto: Ascom Prefeitura/MP)


Por Ascom Prefeitura/MP


Médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Lucas do Rio Verde participam nesta terça e quinta-feira (09 e 11), no Espaço Saúde, de uma capacitação sobre o HIV/Aids.


O encontro faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Dezembro Vermelho, Movimento Nacional de Conscientização e Prevenção ao HIV/Aids.


De acordo com a médica Dra. Gabriela Porazzi, responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), o foco da capacitação é preparar os profissionais para lidar com as reações ao diagnóstico.


“Nós temos vários tipos de reações quando o paciente recebe o diagnóstico, por isso, é preciso estar preparado para acolher, explicar que ele não vai morrer daqui dois dias e, principalmente, mostrar que, se ele fizer o tratamento corretamente, terá uma vida normal”.




Outro assunto importante abordado na capacitação, são os métodos de prevenção pré (PrEP) e pós exposição ao vírus (PEP), o autoexame, todos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).


A médica explica que a PrEP é um comprimido diário ofertado as pessoas ou profissionais que convivem com o risco de contaminação, enquanto que, a PEP é uma medida de emergência, tomada após uma situação de risco.


“É importante que as pessoas estejam sempre atualizadas para poder evitar o vírus. O preservativo continua sendo indispensável em todas as relações, mas já existem outras formas”.


Lucas do Rio Verde conta com aproximadamente 470 pacientes em acompanhamento, os dados são do SAE. Em relação a 2024, o aumento foi de quase 10%.




Ainda de acordo com a médica, o aumento de casos é resultado do trabalho de orientação e incentivo aos testes rápidos. Disponível em todas as UBSs e no SAE, o exame é rápido e seguro.


“É fundamental, que todas as pessoas com vida sexual ativa, profissionais que lidam com objetos cortantes façam o teste rápido ou o autoexame uma vez por ano. O diagnóstico precoce possibilita, evitando o desenvolvimento da doença.

Comentários


12 sml.png

Sobre

A Revista Portal é uma publicação impressa periódica, que há 10 anos cria conteúdo e informação de qualidade para as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
Em nossas páginas contamos as histórias  de profissionais e empresários, novos emprendimentos, lançamentos de produtos, cobertura de eventos e o que acontece na sociedade matogrossense.

Contato

Ademilson Araújo - Diretor geral

+55 65 99991-9044

Luan Araújo - Arte

+55 65 99985-1772

SIGA NO INSTAGRAM @REVISTAPORTAL

  • White Facebook Icon
bottom of page