top of page
  • Foto do escritorEditor

Prefeito Miguel Vaz protocola Manifestação de Interesse para implantação de ZPE em Lucas do Rio Verde

Iniciativa representa um passo significativo para o desenvolvimento econômico da região


(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)

Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze


Na tarde da última terça-feira (11), em Brasília, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, protocolaram junto ao Conselho de Zonas de Processamento e Exportação (CZPE) uma Manifestação de Interesse para implantação de uma Zona de Processamento de Exportação em Lucas do Rio Verde. O protocolo foi feito após participarem de uma audiência pública, promovida pela Câmara Federal, que discutiu o atual cenário das ZPE's. 


As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributários, cambiais e administrativos específicos. Para o Brasil, além do esperado impacto positivo sobre o balanço de pagamentos decorrente da exportação de bens e da atração de investimentos estrangeiros diretos, há benefícios como a difusão tecnológica, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social.


"Com a implantação da ZPE e com a chegada da ferrovia, poderemos ser um grande centro de distribuição logístico. Participamos em Brasília da audiência que discutiu o tema, foram duas horas de muito aprendizado sobre o atual cenário das ZPEs. Saimos de lá protocolados com a nossa carta de intenção para criar uma ZPE no nosso município. Agora, é muito trabalho pela frente, planejamento e ações para que a gente possa ter esse importante projeto para Lucas do Rio Verde", ressaltou o prefeito Miguel Vaz.


Participaram da audiência pública o secretário executivo da Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação - MDIC, Fabio Pucci, o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação - ABRAZPE, Helson Braga, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda e o Senador Jayme Campos.


Durante o evento, foram discutidos o cenário atual das ZPEs e sua relevância para o cenário econômico do país. 


Fabio Pucci, Presidente do Conselho Nacional de ZPE's, o órgão que hoje avalia e autoriza a instalação de uma ZPE, salientou em sua fala que três elementos são necessários para a implantação de uma ZPE: Vocação Exportadora, Difusão Tecnológica e Cenário Positivo como Emprego, Renda e Desenvolvimento. Além disso, falou da melhoria que o conselho vem implementando, sobretudo na implementação de equipe e servidores para agilizar a análise de processos de ZPEs.


As autoridades de Mato Grosso usaram a fala para ressaltar a importância econômica do estado, trazendo, também, Lucas do Rio Verde como uma referência.


"Convido os deputados para pesquisarem na internet Lucas do Rio Verde, para verem onde fica o Brasil que dá certo.  Lucas industrializa hoje 3 vezes mais do que produz", frisou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda durante a audiência. 


Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde se destaca por ser a sexta maior economia do estado e a Capital das agroindústrias. A cidade é um destaque na geração de empregos formais, ocupando o primeiro lugar em Mato Grosso entre as cidades com 81.000 a 91.000 habitantes. Apresenta um crescimento contínuo, sendo a cidade que mais cresceu em Mato Grosso, segundo o IBGE, entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, dobrando o número de empresas nos últimos 3,5 anos. A cidade dispõe de toda a rede de qualificação de mão de obra do sistema “S”, além de instituições de ensino superior e da Fundação de Pesquisa Rio Verde, onde acontece anualmente um dos maiores eventos do agronegócio do país, o Show Safra Mato Grosso.



Comentários


bottom of page