Prefeito Miguel Vaz participa de movimento em prol da Ferrogrão

Ferrovia deve fomentar o transporte de grãos pela Arco Norte


Ascom


A logística de Mato Grosso deve passar por grandes mudanças ao longo dos próximos anos. O avanço da malha ferroviária por todo o estado deve ser o grande elemento dessa transformação. A chegada das ferrovias ficou ainda mais evidente após encontros sobre o tema neste final de semana.


Apoiador dos trilhos e do movimento que luta pelo modal ferroviário, Miguel Vaz, prefeito de Lucas do Rio Verde, esteve neste sábado (21) em Sinop para participar do evento “Ferrogrão, somos a força do Brasil”. O encontro teve ainda a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, além de prefeitos da região médio-norte do estado e do Pará, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e entidades ligadas ao setor produtivo.


O encontro teve como tema principal a Ferrogrão, que liga, em um primeiro momento, o município de Sinop ao porto de Miritituba. A ferrovia deve expandir, no segundo momento, passando por Sorriso e chegando a Lucas do Rio Verde.


Segundo Tarcísio de Freitas, o projeto está na fase do licenciamento ambiental e as devidas tratativas com os órgãos. Quanto a isso, o ministro afirma que a ferrovia será sustentável. “Esse projeto tem o propósito de transformar a logística em conformidade com a preservação ambiental. A ferrovia vai retirar um milhão de toneladas por ano de CO2 dos céus do Brasil e agir como uma barreira verde para mitigar o desmatamento”.


Segundo o Governo Federal, a Ferrogrão terá capacidade para transportar 42 milhões de toneladas inicialmente em 933 km de extensão. A ferrovia terá alta condição de transporte e competitividade no escoamento da produção pelo Arco Norte, papel esse que, hoje, é desempenhado pela rodovia BR-163.


O ministro enfatizou a importância desse projeto, especialmente no atual cenário de aumento nas exportações de soja e milho nos portos da Arco Norte.


Miguel Vaz, que acompanhou toda a apresentação feita por Tarcísio, destacou os benefícios da ferrovia para a região. “A Ferrogrão trará muitas oportunidades para essa região, além de mais competitividade, principalmente para o setor do agronegócio. A ferrovia beneficia também toda a sociedade na geração de empregos e possibilita a vinda de pessoas para empreender, para investir aqui na região”, disse o prefeito.


O ministro foi claro ao demonstrar o interesse em viabilizar a ampliação da ferrovia chegando a Lucas do Rio Verde para fazer parte do entroncamento ferroviário.


Na sexta-feira (20), Miguel Vaz esteve em Sorriso para mais um evento do Pró 3 Ferrovias. O movimento luta pela chegada das três ferrovias, sendo a Ferronorte, de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, a Fico, de Mara Rosa a Água Boa, chegando ao município luverdense posteriormente, além da Ferrogrão, de Miritituba a Sinop, chegando em Lucas do Rio Verde em um segundo momento.


Ferrovia Estadual

O Governo de Mato Grosso está com o chamamento público em aberto para contratar a empresa que deve atuar na extensão da Ferronorte, de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. Essa será a primeira ferrovia estadual no país.


Durante visita ao município luverdense, no início no mês, o governador se mostrou otimista com o o projeto da Ferrovia Estadual. “Já temos uma empresa interessada que se apresentou ao Governo. Nós temos que cumprir esse prazo previsto no edital de 45 dias. Caso apareça mais um interessado, haverá tempo hábil para resolver qual a melhor proposta que atenda ao interesse público”, destacou Mauro Mendes.


O governador garantiu uma nova visita na região assim que assinar o contrato com a empresa responsável pela execução da ferrovia. “Se houver apenas uma interessada, em cerca de duas semanas no máximo, nós teremos condições de fazer assinatura de contrato. Então, se Deus quiser, até o final de setembro nós estaremos novamente aqui, nessa região de Lucas do Rio Verde, fazendo aí um ato e comemorando esse passo importante que o Governo dará, fazendo com que a ferrovia chegue aqui, no coração do estado”.


Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .


Leia a última edição completa da Revista Portal



Posts recentes

Ver tudo