top of page
  • Foto do escritorEditor

Prefeito em exercício recebe vice-governador em visita à Atenção Primária de Saúde

A infraestrutura das unidades e a qualificação dos profissionais foram destaques durante a visitação


Ascom Prefeitura

O prefeito em exercício, Marcio Pandolfi, recepcionou o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, em visita a Lucas do Rio Verde na tarde desta sexta-feira (09). Pivetta veio para conhecer as obras do Espaço em Saúde e acompanhar de perto os avanços da Atenção Primária de Saúde. Também estiveram presentes a secretária de Saúde, Dra Fernanda Heldt Ventura, o secretário de Governo e Administração, Alan Togni, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e a secretária adjunta executiva de Saúde do Estado, Deisi Bucalon.

Um dos pontos citados na visita foi que Atenção Primária caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde, para o usuário, a família e a comunidade.

"Essa visita, para nós, é um privilégio, principalmente, pela troca de experiências e para juntos construirmos um modelo de saúde que atenda os pacientes com mais qualidade e agilidade. Acredito que essa troca de experiências nos faz pensar em alternativas que resultem em melhorias para nossa saúde continuar sendo modelo", explica Marcio Pandolfi, prefeito em exercício.

Além das qualificações contínuas aos profissionais da saúde através da Escola Municipal de Saúde Pública e de uma estrutura física robusta da Atenção Primária em Saúde, Lucas do Rio Verde também conta com a ampliação de profissionais psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonaudiológos e educadores físicos contribuindo ao atendimento integral dos usuários de maneira individual e coletiva, inclusive através de intervenções domiciliares com a equipe de serviço de apoio ao atendimento domiciliar. O Município, através do credenciamento municipal, conta com três profissionais pediatrias que atendem pacientes diretamente na unidade de saúde, facilitando assim o acesso. Hoje, vários PSFs contam com equipes ampliadas, compostas por dois médicos e/ou dois enfermeiros, salas de vacinas, salas para procedimentos, etc.

"Nós temos investido em qualificações, fortalecimento da Escola Municipal de Saúde, ofertado um local adequado de trabalho para nossos profissionais, com equipamentos adequados e, além de tudo, oportunizando atendimento de qualidade para os munícipes", pontua a secretária de Saúde, Dra Fernanda Heldt Ventura.

Para a secretária adjunta executiva de Saúde do Estado, no poder público é importante a interação entre Estado e Município. "Viemos conhecer essa estrutura maravilhosa, qualificada, bem articulada, bem fundamentada que Lucas oferece em Atenção Primária. O que nos chamou a atenção foram as qualificações dos profissionais e a estrutura oferecida, isso ajuda e muito", pontua Deisi Bucalon.

De acordo com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, Lucas do Rio Verde oferece serviços de qualidade. "Sabemos que nossa realidade em Várzea Grande é diferente, mas levamos daqui muito aprendizado de uma gestão de ponta, uma Atenção Primária que resolve. Todo conhecimento é válido, é fundamental, essa troca de informações nos ajuda a colocar em prática em nossa cidade", discorre.

 

Leia a última edição completa da Revista Portal


Kommentare


bottom of page