top of page
  • Foto do escritorEditor

Pollyana Mendonça: "A psicologia é uma caixinha de surpresas e aprendo diAriamente"


Maryuska Pavão

Compreender e explicar a natureza humana, estudar a alma e a ciência em todas as suas dimensões, buscar a essência na mente e corpo, seguir ou entender a intuição, a razão, os sentimentos, desejos e emoções, identificar os conflitos nas relações interpessoais e o principal consigo mesmo, isso descreve grande parte do que a Psicologia busca em cada ser humano.


A psicóloga Pollyana Mendonça destaca que cada paciente é uma caixinha de surpresas. “Cada vez que um paciente entra no consultório, entra uma história diferente e a psicologia me desafia diariamente a receber e acolher essa história como única. Quando o paciente chega ele entrega a vida dele em minhas mãos e independente da história, o fato dele entregar as dores, os conflitos ou as alegrias para que eu possa ajudar a cuidar e melhorar a qualidade de vida é um grande desafio, uma grande responsabilidade e também um grande presente” afirma a psicóloga.


Formada desde 2007, pela Universidade de Cuiabá (Unic), Pollyana explica que nos últimos anos as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde mental e quebraram muitos paradigmas em relação a terapia.


“As pessoas hoje estão mais bem informadas sobre a importância da saúde mental, aquele paradigma de que ‘psicólogo era para doidos’ foi quebrado há muito tempo. Hoje as pessoas buscam o psicólogo antes mesmo de uma doença, elas querem se conhecer, querem ser felizes. A psicologia nos auxilia a lidar com as emoções e conflitos, quando ele identifica essas situações, ele passa a buscar um novo caminho uma nova forma de escrever sua própria história” explica


Pollyana tem seu consultório desde abril de 2008 e lembra muito bem sua trajetória para chegar até aqui. Comenta que trabalhou duro, estudou muito para conquistar seu espaço e hoje comemora suas conquistas e diz que não consegue parar. “a psicologia é um chamado, e eu disse sim! Esse é meu dom e também meu legado”.


Além de ser empreendedora, Pollyana é mãe da pequena Helena, de 7 anos e esposa do Fernando. A psicóloga destaca que precisa ter clareza dos papeis que ela exerce para de fato conseguir cumpri-los. “Ser mãe, esposa, filha, psicóloga, amiga, é maravilhoso! Às vezes parece muita coisa né? Mas o segredo é ter clareza, quanto maior a clareza melhor cumpro meu papel.”


“Nós aprendemos, diariamente, a desempenhar todos os papéis que temos na vida, tenho meu papel de filha, mãe, esposa e meu papel dentro da sociedade como profissional e cidadã. É sempre importante olharmos tudo de forma atenta, não só com os olhos abertos, mas com o coração também. Quando fazemos com amor e com carinho empreender acaba sendo uma consequência de tudo isso, fica fácil a gestão de todas essas funções. A maternidade e o casamento são fáceis? Não, mas é importante entendermos que a felicidade do outro também pode ser a nossa e isso faz a relação com os filhos e esposao serem mais leve” afirmou.


Ao ser questionada sobre o que a psicologia representa em sua vida, Pollyana se emociona ao recordar o quanto cresceu, aprendeu e ensinou por meio da profissão. “Se fosse definir a psicologia em uma única palavra seria, amor. Me emociono porquê eu realmente gosto daquilo que faço. Eu me encontrei dentro da minha profissão, sou grata por tudo que evoluí com a psicologia, a tudo que ela me ensinou, ensina e a tudo o que ela me proporciona. Sou extremamente realizada no que faço! A psicologia é mágica! Ela nos dá a oportunidade de ajudar as pessoas a virarem a ‘chavinha’, a acenderem as luzes dos seus caminhos e, sinceramente, não conheço outra profissão que sabe fazer isso” finalizou.


A psicóloga atende na Clínica Vittá, localizada na Avenida Vitória Régia, nº 802-W, no Bairro Bandeirantes, o telefone é o (65) 3549-6697 e (65) 98414-9660.



Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .

 

Leia a última edição completa da Revista Portal



bottom of page