top of page
  • Foto do escritorEditor

Oftalmologista Jander Favaro inauguraclínica nova com centro cirúrgico



Há 17 anos, Lucas do Rio Verde conta com um dos melhores oftalmologistas da região, com subespecialidade em Cirurgia de Catarata, Dr. Jander Guedes Favaro.


“Sou mineiro e quando resolvi que deveria mudar um pouco minha rotina de vida, vim para o Mato Grosso conhecer a região. Quando cheguei em Lucas logo me apaixonei pela cidade e de imediato fui convidado pela Prefeitura para realizar atendimentos pela secretaria de saúde. Foi assim que começou minha história com essa cidade que acolheu a mim e minha família e deu todo o respaldo necessário” relembra o médico.



Nesse ano de 2021, o médico inaugura sua nova clínica, será um espaço moderno, amplo, com equipamentos de alta tecnologia, realização de exames automatizados como auto-refração, tonometria ar (air puff), campo visual, retinografia, angiografia, paquimetria, topografia computadorizada, biometria ultrassônica, yag laser, além da programação de instalação de centro cirúrgico para pequenos procedimentos.


“Nos últimos tempos a demanda de atendimento para pequenas cirurgias aumentaram significativamente, então visando esse momento que vivemos resolvi construir um novo espaço, moderno, com estacionamento e que terá a otimização do tempo de atendimento ao paciente, ou seja, em uma única sala faremos os exames necessários. Além disso, pretendemos ofertar outras especialidades que estejam correlacionadas com a oftalmologia. Idealizando a instalação de um centro cirúrgico para pequenos procedimentos de microcirúrgia” afirma Dr. Jander.


Sobre o avanço da tecnologia na oftalmologia, o médico destaca a enorme variedade para pacientes que fazem uso de lentes de contato, pacientes que apresentam outras necessidades como a correção a laser para substituição dos óculos (conhecida como cirurgia de miopia) que realiza em parceria com centro cirúrgico à laser na cidade de Cuiabá, há também as lentes intraoculares que são utilizadas nas cirurgias de catarata, o qual há uma variedades de opções modelos de lentes intraoculares como: lentes multifocais (onde não haverá necessidade de uso de lentes de óculos, após a cirurgia), monovisão e/ou visão para longe.


“Hoje o mercado oferta as lentes intraoculares mais precisas, ofertando a melhor visão tanto para longe quanto para perto. As lentes estão em melhor desenvolvimento para serem não só melhores adaptáveis para o conforto do paciente como também para o trabalho do médico. Se adequando a melhor necessidade para o paciente. Consequentemente, muitos dos pacientes operados, horas depois do procedimento já não utilizam mais óculos de grau e ficam maravilhados do quanto passam a enxergar com mais clareza” conta.


Questionado quanto aos cuidados e prevenção, o médico explica que muitas doenças dos olhos são genéticas e que em alguns casos o que pode ser feito é retardar o avanço da doença.


“Sempre brinco que a óculos e catarata é igual ruga e cabeço branco, uma hora chega para todos. E cada um terá sua evolução, para uns será mais rápido que para outros. Já as doenças degenerativas diagnosticadas em exames rotineiros, são necessários exames complementares para manter o melhor acompanhamento e evolução das mesmas, para que possamos estabilizar ou retardar sua progressão. Isso sempre no intuito de manter a melhor qualidade de vida para o paciente. Uma dica importante, é o uso de uso de óculos solar, ao utilizá-lo a pessoa está prevenindo a radiação dos raios ultravioleta (sol), evitando doenças em córnea como: pterígio e degenerações retinianas. Mas também não podemos deixar de lado quanto manter os hábitos alimentares saudáveis, que consiste em uma dieta rica em fibras e vitaminas, evitando o excesso de carboidratos e álcool podem contribuir”.


Em seus 28 anos de profissão, ao ser perguntado quanto a emoção de ajudar um paciente a voltar a enxergar, o médico se mostra humilde a agradecido pelo dom de cuidar das pessoas.


“É uma emoção incontestável ver meu paciente feliz, emocionado, agradecido pela ajuda da volta da visão, em conseguir ver o mundo com outros olhos. Saber que Deus me deu capacidade de ajudar e de até salvar vidas, é muito gratificante, sinto meu coração satisfeito e pleno em cada missão dada. Nosso lema é: você ainda tem muito que ver na sua vida” afirma.


O médico Oftalmologista Jander Guedes Favaro atende de segunda a sábado. O telefone para contato é o (65) 3549-5238.



Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .

 

Leia a última edição completa da Revista Portal



bottom of page