top of page
  • Foto do escritorEditor

Natal da Esperança: Um evento voltado às famílias





O Natal é uma época especial que traz consigo alegria, união e uma atmosfera mágica. É também tempo de renovar a esperança de dias melhores. E para deixar esse momento ainda mais especial, Lucas do Rio Verde sedia pelo terceiro ano o Natal da Esperança, evento preparado com carinho para que as famílias possam se reunir e compartilhar bons momentos. Patrocinado pelas empresas BRF e Sicredi Ouro Verde, o evento iniciou dia 02 e segue até o dia 30 de dezembro, oferecendo uma programação especial para acolher as famílias luverdenses e visitantes na Vila Encantada, trazendo encantamento a todos.


Ao adentrar o espaço, é impossível não se encantar com a casa do Papai Noel, o presépio, a fábrica de brinquedos, o parque de diversões, a praça de alimentação e a feira de artesanato. A programação inclui apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem, dos alunos da Secretaria de Cultura e Turismo, além de artistas locais que foram selecionados no edital Natal da Esperança. Essas atrações se apresentarão no palco em dias específicos durante todo o mês.



Uma das novidades deste ano é a Tenda Natalina, que oferece atividades na Vila Encantada, voltadas para as escolas do município. Além disso, no dia 16 de dezembro, uma novidade foi direcionada às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências ocultas. Essa iniciativa demonstra o compromisso da cidade em tornar o Natal inclusivo e acessível a todos.


“Todos os anos a gente vem pensando em promover para a comunidade uma programação que dê oportunidade para que, em algum momento durante o mês de dezembro, as famílias possam vir aqui na rotatória do Paço Municipal, apreciar a Vila Encantada do Noel e tudo o que nela contempla. Essa Vila é planejada para o ambiente de contemplação, de observação”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, citando que todos os detalhes foram pensados para estimular a visitação. A estrutura conta também com praça de alimentação, permitindo os passeios em família ou grupos de amigos. “A família pode, além de dar um passeio, ver muita coisa linda, mensagens positivas de Natal. Tem possibilidade de quatro atrações num evento só. São atividades diferentes, mas que a gente reúne num só local. Além disso, a gente oferece essa programação cultural que esse ano está bem eclética, reunindo diversos segmentos da cultura”.



Um dos objetivos do Natal da Esperança é também fomentar a cultura e o turismo, por isso houve a preocupação em privilegiar artistas locais. Segundo Luciana, a cada edição, o Natal da Esperança amplia a participação de artistas no evento, graças ao envolvimento do Conselho de Políticas Públicas Culturais, que analisa os editais de fomento à cultura.


“Todos os anos esses artistas vêm conquistando mais espaço e eu tenho certeza de que quem ganha é a população”, pontua. A presença do artesanato também segue essa linha de fomento. A secretária observa que o segmento vem se fortalecendo com qualidade no material produzido, especialmente nesse período de festejos natalinos. “Nossos artesãos trabalharam todo mês de novembro com exposições, fizeram participação em feiras e estão no nosso Natal da Esperança entregando para a comunidade produtos de qualidade, que fazem parte da decoração e desse sentimento natalino de muitas famílias luverdenses”.


Iluminação

A iluminação das ruas é um elemento fundamental para criar a atmosfera natalina em uma cidade. Em Lucas do Rio Verde, as ruas ganham vida com luzes coloridas, enfeites temáticos e decorações que despertam sensações nas pessoas, estimulando um sentimento de comunidade e conexão entre as pessoas. A iluminação transforma o ambiente e cria uma atmosfera festiva para todos desfrutarem.


A secretária de Cultura e Turismo disse que essa ornamentação é um grande desafio, tendo em vista que Lucas do Rio Verde tem algumas características diferentes de outras cidades. Este ano, além de instalar os elementos decorativos em postes, Palmeiras Imperiais localizadas nos canteiros de avenidas também ‘ganharam’ adereços. “A gente entende que isso dá todo um charme especial, mas é óbvio que requer um investimento”, explicou Luciana. A secretária lembra que o material usado na iluminação natalina, piscas e mangueiras, tem vida útil, assim como os elementos decorativos feitos de ferro. “Todos os anos temos esse desafio, na parte de restauro daquele material, aplicando outra cor, incrementando um elemento que a gente possa soldar e mudar um pouco sua característica, para que se torne mais criativo e atrativo para a comunidade. Enfim, tudo isso é planejado”.


A definição dos locais ornamentados é feita também atendendo o pedido da comunidade, que tem sido ouvida pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo. “A gente ouve o que eles dizem, as suas sugestões e dentro das possibilidades a gente vem aplicando”, destacou Luciana. A instalação é feita conforme esse planejamento, tendo em vista o acervo disponível pelo poder público. “É um acervo valioso do município. Se ele não for cuidado todos os anos, a gente tem perca por conta da chuva, que é bem intensa nesse período. Tudo isso requer cuidado e a gente vem aprendendo com esses processos, desenvolvendo essa expertise junto com a equipe”.


Toda essa programação e ornamentação de Lucas do Rio Verde foi definida para gerar boas lembranças nos visitantes e a sensação agradável aos luverdenses. “Que as famílias desfrutem desse ambiente com segurança, as pessoas podem trazer o chimarrão, tererê, sua pipoca. O importante é vir partilhar conosco, sentir esse clima de Natal que foi pensado com muito carinho para a família luverdense. Além do nosso Natal da Esperança, que as pessoas também possam usufruir dos espaços públicos. Vá visitar os lagos, as avenidas, marque a prefeitura municipal lá nas redes sociais”, convida Luciana Bauer. “Eu desejo um Santo Natal para Lucas do Rio Verde, que todos recebam esse carinho feito com essa programação especial e que isso se converta em paz e harmonia nas famílias, em união, que é o que a gente deseja para o Natal e para o Ano-Novo. Cada luzinha colocada tem um objetivo, que é trazer esse sentimento, essa Esperança para o coração de todas as pessoas que vão ver e sentir isso”.



Comentarios


bottom of page