top of page
  • Foto do escritorEditor

Museu de Lucas do Rio Verde reúne pioneiros para inventariar palmeiras históricas

Atualizado: 7 de mar. de 2022

O encontro foi realizado na Praça dos Migrantes para relembrar os momentos marcantes da história

Foto: Ascom

Ascom


No dia 16 de outubro de 1991, o então prefeito de Lucas do Rio Verde, Werner Kothrade, acompanhado por populares, realizou o plantio de 16 palmeiras imperiais marcando a inauguração da Praça dos Migrantes, no Centro.


Cada palmeira recebeu um significado e, para relembrar esse momento especial da história do município, na noite da última sexta-feira (05), 31 anos depois do plantio das palmeiras, a equipe do Museu Histórico, liderada pela secretária municipal de Cultura, Luciana Bauer, conseguiu reunir, na mesma praça, parte dos pioneiros que participaram daquela ação.


Estiveram presentes no encontro os pioneiros Werner Kotrhade, Sebastião e Marilaide Garcia, Antônio Isaac Fraga Lira, Vera e Valmor Carpenedo e Nery Prestes, além do prefeito em exercício Marcio Pandolfi e a vereadora Sandra Barzotto.


"O objetivo desse encontro foi de falarmos das ações do museu histórico e fazermos a identificação das palmeiras aqui plantadas em 1991 para catalogação e preservação delas. Cada palmeira vai receber uma placa de identificação com QR Code para que as pessoas que vierem aqui possam conhecer a história desses monumentos”, ressaltou a secretária Luciana Bauer.


Pandolfi parabenizou o trabalho da equipe do Museu e ressaltou que a gestão municipal não vai medir esforços para valorizar ainda mais a história e os pioneiros luverdenses.


"Quando éramos apenas uma currutela, sinceramente, ninguém acreditou que um dia iríamos nos tornar o que somos hoje. Uma cidade pujante e tão desenvolvida como é Lucas do Rio Verde. Nós valorizamos muito a história de todos que lutaram por nossa cidade e estamos fazendo investimentos significativos para a construção de um centro cultural que vai ser muito importante pra nossa cultura. Parabéns à equipe do Museu por todo esse trabalho de resgate da nossa história", comentou o prefeito em exercício.


Segundo o coordenador do Museu, Oliveira Neto, além desse trabalho de resgate histórico, está sendo feito o inventário das comunidades responsáveis pela fundação do município e o projeto museu vai à escola, que ainda esse ano estará levando exposições tematicas às escolas de Lucas do Rio Verde.



Conheça a história


A 1ª palmeira, plantada pelo prefeito Werner e dona Ana Kothrade, representa o Poder Executivo Municipal. A 2ª palmeira representa o Legislativo e foi plantada pelo então presidente da Câmara, vereador Paulo Vicente Nunes.


A 3ª, 4ª e 5ª palmeiras, representando as lideranças que se empenharam na construção do município, foram plantadas por membros da Comissão Pró-Emancipação, Willians Reinaldo de Andrade, Antonio Isaac Fraga Lira e Guimorvam Pinto. A 6ª palmeira, representando os posseiros, foi palantada pelo pioneiro Norivaldo Alves Peixoto. A 7ª palmeira representa os Parceleiros e como nenhum deles se fez presente no evento, crianças nascidas no município realizaram o plantio.


A 8ª palmeira, que representa os estudantes do município, foi plantada por alunos. A 9ª palmeira, representando os profissionais da educação, foi plantada por um grupo de professores. A 10ª palmeira representa os primeiros moradores do núcleo e foi plantada pelo então vereador Sebastião Garcia Costa. A 11ª palmeira, representando o Rotary Club, quem plantou foi José Dotto.


A 12ª palmeira representa as indústrias do município e Nelson Bassani fez o plantio. A 13ª palmeira representa o comércio e Luiz José de Oliveira, dono do primeiro mercado, foi quem a plantou. A 14ª palmeira, representando a imprensa de Lucas do Rio Verde, foi plantada pelo casal Vera e Valmor Carpenedo e por Darci Cittadella, o primeiro fotógrafo da cidade. A 15ª palmeira representa os servidores públicos municipais e Jacir Bombonato a plantou. A 16ª palmeira, representando o futuro de Lucas do Rio Verde, foi plantada por crianças que estavam presentes na cerimônia.




Leia a última edição completa da Revista Portal


bottom of page