Marta Cabeleireira: Uma mãe raiz e uma profissional de excelência


Maryuska Pavão



Uma mãe que assim como muitas nesse Brasil, trabalharam muito e tiveram que buscar alternativas para conquistar uma profissão. Marta Constantino Guimarães, há 35 anos se tonou cabeleireira e hoje se orgulha de sua história e todo legado deixado para os filhos Marcelo e Marcos Winicios.


“No ano de 1986, o pai dos meus filhos era cabeleireiro e foi com ele que comecei a aprender a cortar, hidratar e cuidar do cabelo das pessoas. Naquela época era difícil ter acesso à cursos, então quem tinha um pouquinho de conhecimento ia passando para o outro, foi na prática mesmo que aprendemos. Foi uma fase delicada, mas sem ela, não teria chego até aqui” afirma a empresária.


Sobre os desafios da maternidade, a cabeleireira conta que na época que os meninos eram menores, tudo era questão de gestão de tempo para que pudesse dar atenção e cumprir com os compromissos com o salão.


"É incrível como depois que nos tornamos mães passamos a fazer muito mais coisas e para conseguir dar conta de tudo ou quase tudo, era preciso a organização do tempo, o verdadeiro jogo de cintura. Era casa, trabalho e filhos. Não dá para dizer que foi perfeito, pois a época era diferente de hoje, mas acredito que consegui fazer meu papel muito bem e ver meus filhos casados, com meus netos e donos do próprio negócio, então acho que deu certo”.

Há 18 anos em Lucas do Rio Verde, ela é dona do espaço Marta Cabeleireira, antes de ter o próprio negócio ela trabalhou em salões da cidade até que conseguiu montar seu próprio salão. Ela tem deixado um legado para os filhos que seguem os mesmos passos da mãe.



“Os meninos foram criados dentro do salão, cresceram e aprenderam a arte do corte e dos cuidados. Eles puderam estudar e se especializar com as novas técnicas e hoje possuem o próprio espaço, a Barbearia Guimarães. E ver toda a nossa trajetória é um grande orgulho, pois trabalhamos muito e conquistamos aquilo que é nosso” destaca Marta.


Por falar em conquistas, nos últimos anos Marta foi premiada várias vezes e recebeu o reconhecimento pelo trabalho nas cidades de São Paulo e Gramado-RS.


“Recebi os prêmios como Tesoura de Ouro 2020, Pincel de Ouro em 2021 e vou receber nesse ano de 2022 pela segunda vez o prêmio de Tesoura de Ouro. Para mim ter o reconhecimento do meu trabalho, poder viajar, conhecer outros profissionais e aprender cada vez mais é algo extraordinário, pois o trabalho diário, as pesquisas, os estudos e os cuidados que temos são para que minhas clientes saiam ainda mais lindas e o prêmio traz toda essa recompensa” afirma ela.


O espaço Marta Cabeleireira conta com uma manicure e dois cabeleireiros, realizando procedimentos como aplicação de mega hair, escova, penteados, tratamentos e hidratação, tintura e alisamento.


Além disso o espaço é distribuidor autorizado para todo o Mato Grosso da linha Hair’s Company Cosmetics.


O salão Marta Cabeleireira está localizado na Avenida São Paulo, nº 559-5, no Bairro Alvorada. O telefone para contato é o (65) 99921-6078. Agende um horário e conheça um pouco mais do trabalho.

Leia a última edição completa da Revista Portal