top of page

Mais de 4.500 castrações de cães e gatos foram realizadas em Lucas do Rio Verde

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

Unidade Permanente de Castração funciona de segunda a sexta-feira mediante a agendamento

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


Com serviço totalmente gratuito, destinado as famílias que ganham até três salários mínimos, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde já realizou mais de 4.500 castrações de cães e gatos de 2021 até o mês de junho de 2025.


Os resultados demostram o compromisso da Administração Municipal em ofertar os serviços de castração de animais, oferecer a microchipagem para auxiliar na identificação do animal em caso de fuga ou abandono e garantir ajuda as instituições que cuidam de animais abandonados e as cuidadoras e protetoras independentes por meio do banco de ração.


“Nosso compromisso é construir uma cidade cada vez mais humana, responsável e respeitosa com todas as formas de vida. E a castração é uma das principais ferramentas para alcançarmos esse objetivo”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.


De acordo com a coordenadora da Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC), Carine Moreira, a castração tem sido realizada para os animais que são agendados e também cães e gatos resgatados pelas cuidadoras ou protetoras de animais abandonados.


A castração é feita mediante agendamento, que pode ser feito via on-line pelo site da Prefeitura, na página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no seguinte link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=cad-castracao


O agendamento é aberto no dia 20 de cada mês até as vagas serem preenchidas, devendo o interessado ficar atento, pois as vagas são preenchidas rapidamente.


“A castração não é apenas uma questão de controle populacional, ela previne abandonos, reduz o sofrimento dos animais e evita a superpopulação, que muitas vezes leva à presença de animais nas ruas, expostos a maus-tratos, doenças e acidentes.Além disso, a castração contribui diretamente para a redução da transmissão de zoonoses e do número de animais recolhidos, o que impacta positivamente a gestão dos recursos públicos e a convivência nas comunidades”, salientou Palis.


Para as fêmeas a castração evita risco de tumores mamários e ainda, doenças uterinas (câncer). Nos machos a castração evita problemas na próstata, briga por território e fêmeas no cio e as fugas.

 

Microchipagem

Conforme regimento estabelecido, o microchip eletrônico, implantado no animal (na região da nuca), que serve para identificação do cão ou gato, é obrigatória no momento da castração realizada pela UPC.


Caso o tutor desejar fazer apenas microchipagem no seu animal, não há necessidade de agendamento. O serviço é feito na sede da Unidade Permanente de Castração, localizada na Avenida da Fé, Bairro Tessele Junior, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.


Ambos os serviços, de castração e de microchipagem são gratuitos e ofertados pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Segundo levantamento, até o mês de junho foram realizadas 1.830 microchipagens no município.


Para mais informações entre em contato com a UPC pelo seguinte contato: (65) 3549-7197.

Comments


12 sml.png

Sobre

A Revista Portal é uma publicação impressa periódica, que há 10 anos cria conteúdo e informação de qualidade para as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
Em nossas páginas contamos as histórias  de profissionais e empresários, novos emprendimentos, lançamentos de produtos, cobertura de eventos e o que acontece na sociedade matogrossense.

Contato

Ademilson Araújo - Diretor geral

+55 65 99991-9044

Luan Araújo - Arte

+55 65 99985-1772

SIGA NO INSTAGRAM @REVISTAPORTAL

  • White Facebook Icon
bottom of page