top of page
  • Foto do escritorEditor

Mais de 300 produtores rurais foram atendidos no Mutirão Ambiental do CAR Digital

Ação foi realizada em Lucas do Rio Verde


(Foto: Luciano Lupo)


Por Ascom Prefeitura/Carine Alves


Com o intuito de promover o novo modelo do Cadastro Ambiental Rural, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, realizou nesta semana, o Mutirão Ambiental do CAR Digital. 


A ação aconteceu na sede da Unilasalle, onde foram atendidos 322 produtores rurais luverdenses e dos municípios de Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso.


“Quero agradecer a parceria das entidades que nos ajudaram no processo do mutirão. Se tratando de questões rurais ambientais, o resultado final foi bastante positivo, mais de 70 propriedades tiveram o CAR aprovado sem passivo. Estamos avançando para que o produtor possa ter a sua propriedade ambientalmente regularizada, e o CAR é a principal ferramenta para isso acontecer”, contou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.


No atendimento, a Sema apresentou aos produtores a nova base montada pelo Estado, para ele validar ou não a nova proposta. Além dos atendimentos, foram realizadas palestras e rodas de conversas com os responsáveis técnicos.


(Foto: Luciano Lupo)

O CAR é um registro obrigatório para todos os imóveis rurais em território nacional, sendo um instrumento de gestão ambiental importante para a implementação do Código Florestal Brasileiro, com informações ambientais das propriedades, compondo a base de dados para ações de monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento. O novo modelo utilizará agora tecnologia e imagens de satélite para ajustes.


Para quem ainda não fez a adesão do CAR Digital, ele continua aberto. O produtor tem aproximadamente, 90 dias para poder interagir com o Sistema da SEMA e aprovar ou não o que está sendo proposto pelo Estado.


Os produtores rurais de Lucas do Rio Verde que não foram atendidos no mutirão e precisam sanar alguma dúvida sobre o CAR Digital, podem comparecer na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que fica localizada no Paço Municipal (Avenida América do Sul, nº 2500-S, barro Parque dos Buritis). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.




Comments


bottom of page