top of page
  • Foto do escritorEditor

LUIZ BINOTTI | Três anos de desafios, conquistas e muito aprendizado


Desde 2016 quando se lançou candidato, o empresário, produtor e hoje prefeito Luiz Binotti tinha a certeza que os desafios da vida pública seriam difíceis, mas que o desejo em realizar um bom trabalho por Lucas do Rio Verde-MT, cidade que lhe acolheu há mais de 30 anos era e ainda é maior, que qual problema que tenha enfrentado.


Neste ano de 2019, no terceiro ano do primeiro mandato, o prefeito Binotti recebeu a equipe de reportagem da Revista Portal, para contar um pouco do trabalho desenvolvido por ele e sua equipe de administração, os desafios pessoais e falou do apoio da esposa Rafaela Frizzo e das filhas Maísa e Mariana para garantir um bom trabalho público.


Binotti começou a entrevista comentando que desde o inicio pediu para que sua equipe de secretários se espelhasse nos melhores. “Sempre que busco fazer algo, busco fazer o melhor e me espelhar nos melhores, sejam políticos ou pessoas visionárias, empresários e lideranças, acredito que os bons exemplos devem ser seguidos. Procuro sempre que possível passar isso para a equipe, pois é necessário se espalhar naqueles que fizeram melhor ” disse.

Quanto aos desafios da vida pública, o prefeito afirma que tem sido um aprendizado diário, já que nunca tinha ocupado um cargo público e hoje é o gestor de uma das principais cidades de Mato Grosso. “Por ser um trabalho diferente da iniciativa privada, nos deparamos com a burocracia, os trâmites legais, a transparência e muita cobrança da população, e ao contrário que muitos pensam, no serviço público é necessário muito mais planejamento, organização e atenção no orçamento, onde será aplicado, a real necessidade de investimento, quais impactos naquela região e ainda lidar com os críticos de forma inteligente” afirmou.


Mas segundo o prefeito não é só de dificuldades, críticas e problemas que o serviço público vive, há muito reconhecimento, há muito respeito e muita emoção.


“Sempre fui muito apegado às crianças, e quando vou às escolas e creches, lá eu vejo a felicidade, a inocência e a esperança em cada abraço que os pequenos dão em mim. Isso me motiva e me inspira diariamente. Outro momento que me deixa muito grato pelo meu trabalho é quando vou aos PSFs, principalmente quando há os mutirões de cirurgias nos olhos e sou recebido por pessoas que acabaram de fazer o procedimento, elas me abraçam e dizem que até ‘poucos minutos não enxergavam, e agora tudo estava nítido novamente’. Não tem como não se emocionar e sentir a felicidade e a gratidão dessas pessoas. Ter esse abraço do pequeno, do enfermo ou do idoso isso me motiva, me mostra que todo meu trabalho e minha dedicação tem valido a pena e tem dado resultado na vida dos luverdenses”, disse.


Por falar em emoção, o prefeito destaca a satisfação, a alegria, o amor e a parceria da família em seu trabalho na administração pública. Segundo ele, ter a esposa e as filhas ajudando e abraçando o serviço públic faz toda a diferença em sua vida.


“Confesso que ter a Rafaela ao meu lado e ver o quanto ela está gostando de trabalhar junto às secretarias tem me surpreendido muito, hoje vejo o quanto ela se empenha em cuidar e colaborar com a população. E sem dúvidas, o apoio das meninas e toda a minha família, ter essa compreensão ajuda muito, pois não consigo imaginar como é ser Prefeito e não ter esse apoio, pois mesmo com elas do meu lado é difícil, imagina sem” declara ele.


ADMINISTRAÇÃO

Nesses três anos como gestor de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti comentou sobre algumas conquistas na área da educação, saúde e outras obras de melhorias ao município.


Na educação, ele citou o término do CEI Girassol no bairro Parque das Araras, que atende cerca de 450 crianças de zero a cinco anos. A ampliação da Escola Municipal Caminho Para o Futuro que ganhou 10 novas salas de aulas, pintura em toda a escola e novos equipamentos. A unidade atende mais de 600 alunos em período integral, com aulas regulares e oficinas extracurriculares.





A construção de um novo bloco educacional na Escola Municipal Cecília Meireles, no bairro Tessele Junior. A ampliação contará oito salas de oficinas, depósito, sala de professores, banheiros, sala de estudo, sala de coordenação, vestiários e dois depósitos para piscinas. Além da construção de uma piscina semiolímpica e uma piscina infantil e um ginásio poliesportivo.


Binotti falou ainda da construção de uma nova escola no bairro Jaime Seiti Fujii, a Escola Municipal Cora Coralina, que terá 20 salas de aula, salas de artes, laboratórios, refeitório, áreas de serviço, auditório com camarim, sala multimídia, depósitos, banheiros e ambientes com acessibilidade.


Ele relembrou e comemorou ainda a retomada das obras da Escola Tarsila do Amaral. A unidade estadual que está localizada no loteamento Dalmaso, no bairro Bandeirantes e vai atender mais mil estudantes. A implantação de dois cursos da UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso), a instalação do Senai, que ofertará mais de 1,6 mil vagas para cursos técnicos e ainda sua luta pela implantação da Escola Militar.


“Eu acredito que a educação seja o melhor caminho para garantirmos uma sociedade melhor, tenho me dedicado muito desde o meu primeiro dia de mandato a investir cada vez mais em educação. Eu tenho certeza que estamos garantindo o futuro de nossas crianças, de nossos jovens com acesso a universidades públicas e cursos técnicos” afirma ele.


Já no setor da saúde, o prefeito relembrou dos mutirões de cirurgias oftalmológicas, que atenderam só neste ano de 2019 mais de 650 pacientes, basicamente zerando a fila de espera. “Nesses mutirões nós alcançamos pessoas que estavam há anos esperando por um cirurgia, conseguimos por meio do Consórcio Teles Pires pagar um valor muito menor por cada cirurgia. Outro importante investimento é a construção do PSF XVII, que é um projeto conhecido como tipo 2, e será inédito no nosso município, pois ele reunirá duas equipes médicas em um único local e vai atender toda a população do Bairro Vida Nova. Isso é sem dúvida é um ganho muito importante para todos os luverdenses e para a saúde de nosso povo” destacou o prefeito.


Em outros setores, o prefeito relembrou a retomada das obras de saneamento básico do Bairro Menino Deus, e a ampliação do serviço que deve atender os bairros Bandeirantes e Parque das Emas. Ele falou da abertura da Avenida Beira Mata que dará maior acesso aos moradores do Centro e bairro Menino Deus, a construção de uma concha acústica no bairro Cerrado que proporcionará um espaço qualificado, amplo e de fácil acesso a toda a população nas apresentações e ações culturais do Município. Ele destacou a construção de um novo ginásio no bairro Tessele Junior, a reforma de todos os ginásios poliesportivos e troca dos equipamentos e brinquedos das praças públicas.


bottom of page