Três profissionais foram os primeiros vacinados contra a doença na cidade
Ascom Prefeitura
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu início nesta quinta-feira (21) à campanha de vacinação contra a Covid-19, com a aplicação das primeiras doses do imunizante Coronavac. A solenidade de início da vacinação foi realizada o auditório do Paço Municipal e contou com três profissionais de saúde, atuantes na linha de frente no combate ao novo Coronavírus.
O médico Nelson Hasegawa Junior foi a primeira pessoa vacinada contra a doença na cidade. “O sentimento é de alívio, saber que estou imunizado, e espero que isso incentive outras pessoas a tomar vacina, que não tenham medo da vacina. Mas os cuidados vão ter que sempre existir, independentemente de estar imunizado ou não. A vacina vai ajudar todo mundo a não ter a forma grave da doença.”
Durante o evento também receberam a vacina a enfermeira Cíntia Primon e o técnico de enfermagem Osmar da Silva, servidores municipais da Secretaria de Saúde.
Fotos: Ascom Prefeitura
“Essa dose de vacina aplicada hoje é uma dose de esperança. O ano que passou não foi um ano fácil, foram alegrias, tristezas, temores, que passamos e enfrentamos a cada dia. Hoje recebo a dose de um mundo novo, de uma nova vida, que talvez não seja um novo normal, mais sim uma nova rotina com mais tranquilidade para seguir em frente”, comentou Cíntia.
O lote de 480 vacinas enviado pelo Estado, através da Regional de Sinop, chegou à Rede de Frios do município por volta das 8h30 e foram imediatamente encaminhados para armazenamento.
“É um momento muito importante e essa vacinação representa muito mais confiança, segurança e tranquilidade aos profissionais de saúde que estão à frente no combate à pandemia. E a gente torce para que em breve venham novos lotes para que outras categorias comecem a ser imunizadas”, celebrou o prefeito Miguel Vaz, que evidenciou a preocupação da gestão quanto ao aumento nos índices e a taxa de ocupação das UTIs acima de 70% nos últimos dias.
O vice-prefeito Marcio Pandolfi pontuou que “a ciência mais uma vez mostra seu valor e conseguiremos fazer o enfrentamento à esta doença, mas enquanto não imunizarmos pelo menos 80% da população os cuidados têm que continuar, uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, ou seja, os cuidados permanecem e aos poucos todos realizaremos o sonho da cura dessa pandemia”.
Durante a tarde, profissionais de saúde que atuam na linha de frente começaram a ser vacinados em seus locais de trabalho.
“O sentimento é de gratidão pelo avanço da ciência em chegar a uma vacina que, apesar de não prometer diminuir a transmissão e nem cura da doença, promete ao menos uma diminuição dos casos graves e isso já é muito importante. Sabemos que o quantitativo de doses não atende toda nossa demanda, mas já é o início. Começamos pelos profissionais da linha de frente e seguiremos vacinando conforme as diretrizes do Ministério da Saúde”, esclareceu a secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura.
Comments