top of page

Lucas do Rio Verde avança na implantação de sistema de saúde digital

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 31 de out.
  • 2 min de leitura

O município recebeu do Estado um ponto de acesso da parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo

(Foto: Ascom Prefeitura/MP)
(Foto: Ascom Prefeitura/MP)


Por Ascom Prefeitura/MP


A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde e representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso realizaram na tarde desta quarta-feira (29), o teste de conectividade para a implantação de uma plataforma de telemedicina.


A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e tem como parceiro o Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP).


A secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura explicou que a telemedicina tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente, do interior de Mato Grosso, as especialidades médicas.


A unidade básica de saúde escolhida para a oferta do serviço de saúde digital é a UBS Jardim Primaveras, localizada na Região Sul do município. A unidade é de Porte I e tem pouco mais de quatro mil pessoas cadastradas.


“As distâncias são muito grandes e o deslocamento dos pacientes, por vezes, é muito cansativo e tendo um ponto de apoio aqui, com médicos capacitados e acesso a especialistas, o benefício será para todos”, ressaltou a secretária.


O anúncio da implantação do ponto de saúde digital em Lucas do Rio Verde foi realizado pelo secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, durante a inauguração da UBS Parque das Emas.


Em todo o estado, foram implantados 25 pontos. O programa oferta 12 especialidades médicas, cardiologia, neurologia, neurologia pediátrica, endocrinologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.


A gestora da Saúde Digital de Mato Grosso, Dra. Vânia Berti, ressaltou que em dois de implantação do sistema, foram mais de 13 mil atendimentos, com índice significativo de resolutividade, 96% dos casos são resolvidos.


Além da parceria com o hospital de São Paulo, o Governo do Estado também disponibiliza a plataforma Telessaúde Mato Grosso, que atualmente, está presente nos 142 municípios.


“Mato Grosso é o único estado hoje, que tem a saúde digital como política pública estadual. A gente tem um trabalho contínuo de aprimoramento e aperfeiçoamento, tanto da equipe, quanto do sistema de equipamentos e treinamento dos municípios”, destacou a gestora.


Na próxima semana, o médico Dr. Fernando Quintana e a enfermeira Rafaela Martins, ambos da UBS Jardim Primaveras, serão treinados pela equipe do Albert Einstein. A previsão é que os atendimentos iniciem nos próximos dias.


Em relação a plataforma Telessaúde Mato Grosso, a secretária de Saúde destacou que as equipes já foram treinadas e o município está em fase de adequação das estruturas para colocar os atendimentos a disposição da população.


“Nós estamos trabalhando a saúde digital há algum tempo, já avançamos no telediagnóstico dos exames de raio-X e eletrocardiograma, com previsão de implantar também o telediagnóstico em espirometria e retinografia nos próximos meses”.

Comentários


12 sml.png

Sobre

A Revista Portal é uma publicação impressa periódica, que há 10 anos cria conteúdo e informação de qualidade para as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
Em nossas páginas contamos as histórias  de profissionais e empresários, novos emprendimentos, lançamentos de produtos, cobertura de eventos e o que acontece na sociedade matogrossense.

Contato

Ademilson Araújo - Diretor geral

+55 65 99991-9044

Luan Araújo - Arte

+55 65 99985-1772

SIGA NO INSTAGRAM @REVISTAPORTAL

  • White Facebook Icon
bottom of page