top of page

Lucas do Rio Verde: 37 anos criando oportunidades e realizando sonhos

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 4 de ago.
  • 6 min de leitura

Uma cidade construída com trabalho, dedicação e visão de futuro

Prefeito Miguel Vaz e primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação Janice Ribeiro - Foto: / Anderson Lippi
Prefeito Miguel Vaz e primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação Janice Ribeiro - Foto: / Anderson Lippi


Lucas do Rio Verde completa 37 anos de emancipação política em 5 de agosto de 2025. Uma cidade jovem, pujante e referência em qualidade de vida, gestão pública eficiente e desenvolvimento. Com mais de R$ 400 milhões investidos em obras e projetos nos últimos 4 anos e meio, o Município celebra este marco com orgulho do que já construiu — e com a certeza de que o futuro será ainda mais promissor.


“Celebrar os 37 anos de Lucas é mais do que uma honra — é uma grande emoção. Cheguei aqui em 1987, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos. Vi essa terra se transformar, com esforço conjunto e muita união, em um lugar admirado por todo o Brasil. Ao longo da minha vida pública sempre me dediquei para retribuir tudo o que Lucas me proporcionou, investindo em serviços públicos de qualidade e criando oportunidades para as pessoas. Nosso município pulsa desenvolvimento, acolhimento e esperança. É por ele e por cada luverdense que seguimos trabalhando para construir um futuro cada vez melhor”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

Lucas do Rio Verde é o município que mais cresceu proporcionalmente no país nos últimos 31 anos, segundo dados do IBGE. Mas o município não é apenas números — é a história de um povo que sonha, trabalha e conquista. Segundo a FIRJAN, a cidade alcançou o maior índice de desenvolvimento de Mato Grosso e do Centro-Oeste entre municípios com mais de 50 mil habitantes.


“O município completa 37 anos e eu me sinto profundamente honrado por fazer parte dessa história. Cheguei aqui quando tudo ainda era sonho, e hoje vejo com emoção o quanto crescemos com trabalho, união e fé. Cada conquista dessa cidade representa o esforço de um povo guerreiro e visionário. Parabenizo todos os luverdenses que, com coragem e esperança, constroem essa cidade todos os dias. Lucas é, sem dúvida, uma cidade de oportunidades e de gente que acredita no futuro”, enfatizou o vice-prefeito, Joci Piccini.


Vice-prefeito Joci Piccini ao lado do Prefeito Miguel Vaz
Vice-prefeito Joci Piccini ao lado do Prefeito Miguel Vaz

Habitação: o sonho da casa própria é uma realidade

Em Lucas do Rio Verde, a casa própria não é apenas um sonho — é a base de uma vida digna, segura e cheia de esperança. Os programas habitacionais desenvolvidos pela atual gestão transformam vidas ao entregar não só paredes e telhados, mas também estabilidade e futuro para milhares de famílias luverdenses.


Nos últimos anos, a Prefeitura tem investido fortemente em diversos projetos habitacionais que já beneficiam milhares de pessoas. No Residencial Jardim Esperança I, as obras das 2 mil casas seguem avançando com recursos municipais, estaduais e federais, e parte dessas unidades já está em execução, trazendo a perspectiva de moradia para muitas famílias. No Águas do Cerrado, 192 apartamentos já foram entregues, integrando um projeto maior que totaliza 1.536 unidades, garantindo moradia confortável em espaços planejados.


Além disso, o programa Sonho Meu já entregou 287 terrenos, permitindo que as famílias construam suas casas e realizem o sonho de viver com autonomia e dignidade. No Residencial Vida Nova II, mais de 350 casas foram concluídas e entregues, demonstrando o compromisso da gestão com a redução do déficit habitacional. E ainda, o Ser Família Habitação, em parceria com o Governo do Estado, já construiu 50 casas.


Com o programa Ser Luverdense Habitação, estruturado em 2023 pela Lei Municipal nº 3.634, o município garante que esses investimentos sejam permanentes, criando um fundo próprio que soma esforços com iniciativas federais e estaduais para tornar a moradia acessível, fomentar a economia local e gerar empregos.


“É impossível falar dos 37 anos de Lucas do Rio Verde sem se emocionar. Aqui, cada história de vida, cada família, cada conquista tem um valor imenso. Trabalhar com a área social e acompanhar de perto o sorriso de quem recebe a chave da sua casa, o atendimento digno, a acolhida nos momentos mais difíceis, é algo que me marca profundamente. Parabenizo nossa cidade por esse aniversário tão especial e agradeço a cada pessoa que ajuda a fazer de Lucas um lugar de amor, dignidade e cuidado com o próximo”, frisou a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.


Terrenos Sonho Meu - Fotos: / Anderson Lippi
Terrenos Sonho Meu - Fotos: / Anderson Lippi
Residencial Jardim Esperança - Fotos: / Anderson Lippi
Residencial Jardim Esperança - Fotos: / Anderson Lippi
Residencial Águas do Cerrado - Fotos: / Anderson Lippi
Residencial Águas do Cerrado - Fotos: / Anderson Lippi

Educação, Saúde e Ensino Superior: uma cidade que cuida, forma e transforma

Na Saúde, a Prefeitura está concluindo duas importantes unidades básicas de saúde (UBS). A UBS Parque das Emas, de porte III, será entregue em breve e atenderá os bairros Bandeirantes e Parque das Emas, com três equipes completas de saúde da família, e a UBS Parque das Araras, de porte IV, em construção, que será a maior unidade do Município, com capacidade para atender até 18 mil pessoas.


Na Educação, o município celebra importantes avanços. A Escola Estadual Vida Nova está em construção e trará 18 novas salas de aula, laboratório de química, refeitório industrial e ginásio esportivo. Além disso, as obras da nova creche do tipo 02 - ProInfância - estão em andamento para atender até 188 crianças de 0 a 5 anos, garantindo ambientes adequados para o desenvolvimento infantil.


No Ensino Superior, abril de 2025 marcou a oficialização do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde, que oferecerá, a partir de março de 2026, cursos inovadores nas áreas de Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras. Também está em andamento o processo seletivo para curso de Tecnologia em Agrocomputação, em parceria com a UNEMAT, que atenderá a demanda local com foco tecnológico e no agronegócio.


Foto: Escola Estadual Vida Nova / Anderson Lippi
Foto: Escola Estadual Vida Nova / Anderson Lippi
Foto: UBS Parque das Emas / Anderson Lippi
Foto: UBS Parque das Emas / Anderson Lippi

Avanços importantes na Segurança Pública

Durante a gestão, Lucas do Rio Verde implantou a primeira Guarda Civil Armada do estado de Mato Grosso, autorizada pela Polícia Federal, e ampliou o sistema de monitoramento com 400 câmeras, número que pode chegar a 1.000 em 2025. A chegada da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) foi anunciada pelo Governo do Estado e o município também recebeu reforços importantes, como a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Cavalaria da PM-MT e a Cia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO), que já estão em funcionamento.


Foto: Guarda Civil Municipal Armada / Victor Pauletti
Foto: Guarda Civil Municipal Armada / Victor Pauletti

Caminhando para ser um importante centro de distribuição logística do país

Lucas do Rio Verde será o primeiro município do Brasil a receber o estacionamento do SEST SENAT para caminhoneiros, com cerca de 400 vagas e completa infraestrutura para descanso e serviços. A unidade do SEST SENAT, inaugurada em março de 2025, oferece atendimentos em saúde, lazer e capacitação para trabalhadores do transporte, complementando todo o Sistema S presente no município.


No setor viário, a duplicação da BR-163 no trecho entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde está prevista para entrega até o final de 2025, enquanto as obras entre Lucas e Sorriso seguem em andamento. A construção do contorno viário, aprovado pela ANTT, promete retirar o tráfego pesado do perímetro urbano, aumentando a segurança e a fluidez do trânsito.


A cidade também se prepara para receber a 1ª Ferrovia Estadual, um marco para o desenvolvimento logístico de Mato Grosso. O terminal ferroviário previsto para Lucas do Rio Verde integrará o município à malha nacional e facilitará o escoamento da produção até o Porto de Santos, consolidando a vocação do município como polo estratégico do agronegócio brasileiro. Também estão previstas as chegadas das ferrovias Fico e Ferrogrão.



Foto: Secretário de Governo e Administração Alan Togni / Anderson Lippi
Foto: Secretário de Governo e Administração Alan Togni / Anderson Lippi

“Os investimentos realizados nos últimos anos são a base sólida para o desenvolvimento sustentável de Lucas. Cada obra, cada projeto, representam um compromisso real com a qualidade de vida da nossa população. São recursos bem-aplicados que geram empregos, movimentam a economia local e transformam a cidade em um lugar cada vez melhor para viver, trabalhar e crescer. O município segue no caminho certo, construindo infraestrutura moderna e serviços públicos de qualidade, que refletem a força e a determinação do povo luverdense”, concluiu o secretário municipal de Governo e Administração, Alan Togni.


Lucas do Rio Verde é a prova viva de que, quando se acredita nas pessoas, os sonhos se tornam realidade. E nada disso seria possível sem o trabalho e dedicação, também, dos servidores públicos. Com planejamento, coragem e amor pelo que se faz, o município chega aos seus 37 anos mais forte, mais humano e com a certeza de que o melhor ainda está por vir. Uma cidade que não para de crescer e de criar oportunidades, investindo em seu povo e em sua infraestrutura para seguir sendo referência regional e nacional.


Foto: Setor Industrial, Lucas do Rio Verde / Anderson Lippi
Foto: Setor Industrial, Lucas do Rio Verde / Anderson Lippi


Por Olga Kunze

Comentários


12 sml.png

Sobre

A Revista Portal é uma publicação impressa periódica, que há 10 anos cria conteúdo e informação de qualidade para as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
Em nossas páginas contamos as histórias  de profissionais e empresários, novos emprendimentos, lançamentos de produtos, cobertura de eventos e o que acontece na sociedade matogrossense.

Contato

Ademilson Araújo - Diretor geral

+55 65 99991-9044

Luan Araújo - Arte

+55 65 99985-1772

SIGA NO INSTAGRAM @REVISTAPORTAL

  • White Facebook Icon
bottom of page