• Editor

Lucas do Rio Verde é destaque nacional por serviço de telemedicina na pandemia

Programa “APS Forte no SUS” classifica a implantação do TeleLucas como iniciativa inovadora no combate à Covid-19

Ascom O programa TeleLucas, serviço de telemedicina que realiza atendimento on-line via Whatsapp, foi destacado como uma das experiências mais inovadoras pela iniciativa “APS Forte no SUS - no combate à Covid-19”. Promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, a iniciativa visa dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.


Em parceria com o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-LRV), o TeleLucas é uma ferramenta disponível para dar direcionamento e consultar, via Whatsapp, os pacientes que começam a apresentar quaisquer sintomas, que podem ou não ser Covid-19, a fim de evitar maior lotação presencial nas unidades básicas de saúde do município.


Uma equipe técnica fica do outro lado da linha organizando os atendimentos, que passam por triagem e consulta médica.


“Na pandemia é essencial que, mesmo não podendo (ou evitando) ir presencialmente, haja disponível um serviço médico de qualidade e que os pacientes tenham o problema solucionado, que é o que acontece em mais de 75% dos casos atendidos”, afirma a médica Fernanda Heldt Ventura, secretária de Saúde e idealizadora do projeto em Lucas do Rio Verde.


Na primeira fase do “APS Forte no SUS - no combate à Covid-19”, em 2020, um total de 1.631 experiências brasileiras foram inscritas. Neste momento, apenas 261 experiências foram selecionadas e Lucas do Rio Verde é o único município representando o estado de Mato Grosso nesta fase.


Desde a implantação, em 24 de março de 2020, até a presente data, o TeleLucas realizou 5.758 atendimentos.


O TeleLucas atualmente não é um serviço exclusivo para sintomas de Covid-19. Portanto, se houver dúvidas ou apresentar quaisquer sintomas e precisar de orientação, o paciente pode contatar via Whatsapp os profissionais disponíveis pelos números (65) 99978-1582 / (65) 99235-5710 e (65) 99238-5498.


Para conferir mais sobre o programa APS Forte no SUS acesse https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/.



Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .


Leia a última edição completa da Revista Portal