JVCM Engenharia: construindo com excelência o presente e o futuro de Lucas do Rio Verde
- Editor
- 4 de ago.
- 3 min de leitura

A força do agronegócio e a pujança econômica do Médio-Norte de Mato Grosso têm impulsionado a expansão urbana e comercial de cidades como Lucas do Rio Verde. E, nesse cenário em constante transformação, a JVCM Engenharia tem se destacado como uma das principais construtoras atuantes no estado. Sob a liderança do engenheiro João Victor Mesquita, a empresa consolida sua presença executando obras de grande porte, como a nova unidade da MAIOR VAREGISTA DO BRASIL, as Lojas Renner, cuja inauguração está prestes a ocorrer no município.

A trajetória da JVCM é marcada por propósito, técnica e fé. Tudo começou em 2011, ainda em Araçatuba (SP), quando João Victor teve seu primeiro contato com um canteiro de obras, enquanto atuava como menor aprendiz em uma construtora. A visita a uma obra escolar despertou sua vocação. “Ali, vendo a fundação sendo preparada, as etapas sendo executadas com precisão e a transformação daquele espaço, percebi: era isso que eu queria fazer”, lembra o engenheiro. Com essa paixão, ele ingressou no curso de Engenharia Civil já com o objetivo de criar sua própria construtora — sonho que se concretizou anos depois, com dedicação, estudo e o que define como um propósito divino.
Nos primeiros anos, a JVCM atuou intensamente na cidade de Sud Mennucci (SP), prestando serviços técnicos à prefeitura por mais de oito anos, o que proporcionou experiência prática em obras públicas de variadas complexidades, como loteamentos, unidades básicas de saúde, moradias e até anfiteatros. Em 2020, a empresa deu um passo ousado: mudou-se para o Mato Grosso, onde iniciou sua atuação em Campo Novo do Parecis, sendo responsável pelo Gerenciamento da obra do Loteamento Jardim Itália II. Pouco tempo depois, passou a atuar também em Sinop, até que, no fim de 2023, tomou a decisão estratégica de se estabelecer definitivamente em Lucas do Rio Verde.
A mudança foi impulsionada tanto por uma percepção técnica do potencial de crescimento da cidade quanto por aquilo que João Victor chama de “um direcionamento de Deus”. E, desde então, a JVCM não apenas se consolidou no mercado local, como também ganhou visibilidade nacional. A execução da nova Lojas Renner, em Lucas do Rio Verde é um exemplo claro desse reconhecimento. “É motivo de muita honra e orgulho. É o reflexo de todo trabalho com honestidade, responsabilidade e generosidade que acumulamos durante todos esses anos”, afirma João.
Hoje, a JVCM é reconhecida por entregar muito mais do que projetos dentro do prazo e do orçamento. Segundo João Victor, o diferencial da empresa está em entregar tranquilidade aos clientes: “É transparência, profissionalismo, planejamento estratégico, cronograma bem cumprido e qualidade na execução”. Com uma atuação que já ultrapassa as fronteiras do estado, a empresa mantém parcerias exclusivas com marcas expressivas, como a própria LOJAS RENNER , A MAIOR VAREGISTA DO BRASIL, e a NNN EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS, Sendo responsável pelo Gerenciamento e Fiscalização do ARVOREDO CONDOMINIO SPA RESORT, um empreendimento de alto padrão que está revolucionando o conceito de moradia em Lucas do Rio Verde e no qual a JVCM é parceira na execução desta obra.
Para o futuro, a JVCM planeja crescer com responsabilidade. Os próximos passos incluem ampliar a estrutura organizacional, investir em tecnologia, processos e capacitação da equipe, e avançar com firmeza na execução de projetos corporativos e residenciais de alto padrão. Mais do que volume, a meta é manter a excelência técnica que já caracteriza suas obras.
“Construir é mais do que levantar um prédio, é materializar visão, gerar valor e deixar um legado”, resume João Victor. E é com essa filosofia que ele aconselha empresários que desejam tirar seus projetos do papel: “Pense grande, mas comece certo. Escolha uma equipe que entenda seus objetivos e construa com responsabilidade, qualidade e transparência. Porque construir, no fim das contas, é acreditar no futuro”.
Por Maryuska Pavão
Comments