top of page
  • Foto do escritorEditor

IPHAN lança concurso de fotografias de Corumbá (MS) e região



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, lançou o concurso de fotografias do patrimônio cultural de Corumbá, mato grosso do sul e região, prêmio Fadah Scaff Gattas. a técnica de criação da obra é livre, desde que respeitada a veracidade do registro.

Podem participar do concurso brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no brasil. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até dez de outubro, via formulário encontrado na página do instituto na internet, no endereço www.gov.br/iphan.

O objetivo do concurso de fotografias do patrimônio cultural de Corumbá é selecionar imagens relacionadas a manifestações culturais. Como festas, lugares, celebrações, modos de fazer, de criar, espaços, conjuntos arquitetônicos e urbanísticos e lugares de memória.

O superintendente do IPHAN, em Mato Grosso do Sul, João Santos, explica que o prêmio Fadah Scaff Gattas visa comemorar os trinta anos do tombamento do casario do porto de Corumbá. ]]

“O primeiro concurso de fotografias, o prêmio Fadah Scaff Gattas é realização do IPHAN em Mato Grosso do sul, que visa comemorar os trinta anos do tombamento do Casario do Porto desta importante cidade pantaneira. Corumbá é considerada a capital cultural de Mato Grosso do sul e a capital do pantanal sul-mato-grossense hoje reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO. corumbá possui uma riqueza e uma diversidade cultural que está estampada nas suas ruas, nas suas praças e nos seus espaços públicos, como as suas construções que datam do final do século dezenove, início do século vinte, suas fortificações que defenderam a fronteira oeste, que datam do final do século dezoito e a sua diversidade cultural nas suas manifestações, sejam elas pelo banho de São João, hoje reconhecido como patrimônio imaterial do brasil ou pela viola de coxa e suas manifestações associadas, como o Pururu e o Siriri, além de rodas de capoeira, ofício dos mestres de capoeira e toda uma riqueza cultural que nós compartilhamos com o nosso país vizinho, a Bolívia. Conheça Corumbá, participe deste importante prêmio de valorização e promoção do patrimônio cultural brasileiro.”

As inscrições no concurso de fotografias do patrimônio cultural de Corumbá podem ser feitas nas modalidades fotografia individual e ensaio fotográfico, nas seguintes categorias: Celebrações; formas de expressão; lugares; objetos e edifícios e; saberes.

Cada candidato poderá ser premiado por apenas uma fotografia (individual) ou (ensaio fotográfico) em uma das cinco categorias.

Cada fotografia ou série fotográfica deve ser acompanhada por título, breve descrição do contexto e ficha técnica.

A comissão especial de seleção vai avaliar critérios como criatividade e originalidade na abordagem e enfoque adotados, composição fotográfica, qualidade artística e consistência do contexto.

O primeiro lugar no concurso vai receber uma diária e um passeio de barco no Recanto das Chalanas, em Corumbá. Quem ficar do segundo até o quarto lugar terá direito à premiação também. As fotos vencedoras vão compor o acervo do IPHAN.

As inscrições no concurso de fotografias do patrimônio cultural de Corumbá, Mato Grosso do Sul e região, prêmio Fadah Scaff Gattas, podem ser feitas até dez de outubro no site www.gov.br/iphan.



Fonte: Brasil 61

コメント


bottom of page