top of page
  • Foto do escritorEditor

Inovações tecnológicas marcam edição 2023 do Show Safra



Maryuska Pavão


Maior vitrine do agronegócio em Mato Grosso, o Show Safra 2023 superou a expectativa da organização. O evento promovido pela Fundação Rio Verde de Pesquisas e que conta com apoio do Poder Público municipal aconteceu de 21 a 24 de março. A edição deste ano contou com várias novidades que ajudaram a impulsionar outras cadeias produtivas, como a pecuária, e foi marcada pela tecnologia. O slogan do Show Safra 2023 foi ‘O futuro é agora’. E essa temática foi evidenciada com a dedicação de um espaço denominado Show Safra Connect.


A abertura do evento, realizada na noite do dia 20 de março, deu mostras da importância que o Show Safra tem, não apenas para o agronegócio regional. O governador Mauro Mendes, acompanhado de uma comitiva que contou com senadores, deputados federais, estaduais, secretários e membros do governo mato-grossense, fez questão de ressaltar o que significa o segmento para Mato Grosso e para o país. "Uma grande feira, extremamente organizada, que mostra a força do agronegócio. Mostra a pujança e a perspectiva que esse importante setor tem no presente e no futuro. O Show Safra é uma feira que vem alavancando o crescimento do agronegócio aqui na região e em boa parte de Mato Grosso”, ressaltou.


O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, também destacou o potencial do Show Safra no Estado e a força que representa na economia luverdense movida pelo agronegócio. "O Show Safra é a vitrine da tecnologia, da evolução, onde proporciona a oportunidade para quem expõe, quem vem visitar, além das inovações que a feira traz nesta edição. Estou muito orgulhoso de poder apresentar Lucas do Rio Verde para todo o estado e para o Brasil", afirmou.


Além das novidades na programação, o evento teve outro diferencial. Foi o primeiro do segmento no país a neutralizar a emissões de carbono geradas antes, durante e depois de sua realização. Uma empresa foi contratada para estimar o que seria produzido pelas empresas participantes e até pelo público, contabilizando os deslocamentos de materiais e pessoas até chegada ao parque tecnológico e o retorno aos locais de origem.


Palestras e mesas redondas.

O evento também foi marcado pela difusão de informações técnicas para os produtores. Nas últimas safras de soja o surgimento de anomalias na cultura tem trazido prejuízos. Por isso, o Show Safra contou com mesa redonda sobre ‘Manejo de doenças e anomalias na cultura da soja’. Ferrugem asiática, mancha-alvo, cercosporiose, septoriose e oídio são apenas algumas das dezenas de doenças que podem comprometer a produtividade da soja, causando grande preocupação ao sojicultor. A Fundação Rio Verde vem desenvolvendo pesquisas sobre essas doenças que têm gerado problemas na cultura da soja na região de Lucas do Rio Verde e tirado a produtividade das últimas safras.



Durante a mesa redonda, os pesquisadores disseram que, apesar não ter sido descoberto o agente causador do problema, já se percebem uma resposta na adoção de manejo com uso de fungicidas para reduzir a incidência de anomalias.


Show Safra Pecuária


A programação voltada para o Show Safra Pecuária foi diversificada, contando com exposição de gado de corte, palestras e leilões. Os visitantes puderam obter informações sobre o bem-estar animal, eficiência produtiva nutricional, genética, alimentação, confinamento e pecuária extensiva. Durante o evento, o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) apresentou o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM) que busca viabilizar a reinserção de pecuaristas ao mercado formal pecuário e é executado em parceria com Ministério Público Federal (MPF), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Sindicato das Indústrias Frigoríficas (Sindifrigo). O programa é considerado um requisito de desbloqueio para as propriedades rurais que apresentem irregularidade sobre o critério ‘Desmatamento ilegal’ do Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado da Amazônia. Fazendo isso ele recebe a ACT -Autorização de Comercialização Temporária-, obtendo autorização para comercializar os animais para indústria frigorífica.


Os negócios também movimentaram o espaço, somente no leilão de gado de corte foram cerca de R$ 5 milhões em vendas. Para 2024 o espaço deve ser ampliado. “Foi além das nossas expectativas com bastante movimentação durante os quatro dias. Os produtores acharam positivo por concentrarmos as empresas de pecuária em um só lugar. Para o ano que vem estamos planejando a ampliação do número de animais e expositores para democratizar ainda mais o espaço”, destacou Faber Monteiro, responsável pelo local.


Entusiasta da raça nelore em Mato Grosso, o pecuarista Olímpio Risso de Brito foi homenageado com o Troféu do Boi de 2023, que é um reconhecimento ao trabalho desempenhado no setor. Ao receber a homenagem, Brito disse ver em Lucas do Rio Verde pessoas inovadoras, protagonistas de mudanças. “Só a gente que vem de fora, de outros parâmetros, que consegue enxergar. Eu ando muito em outros eventos, mas o Show Safra tem uma pujança enorme. E o meu convite fica, para que a feira também entre na qualidade da carne, nós temos que mudar a pecuária do Brasil e através de feiras como essa consigamos mudar, porque aqui mais uma vez vocês irão fazer história no modelo da carne, do nelore do Brasil, muito obrigada por essa homenagem", discursou.


Tecnologia

Entre as novidades da edição 2023 do evento teve o Show Safra Connect, um espaço que procurou buscar soluções para demandas que os produtores têm no dia a dia. Mais de dez startups têm atuado para desenvolver essas soluções para o setor do agro. Todas as startups foram selecionadas de acordo com as demandas de Lucas do Rio Verde e região. E pela primeira vez no Show Safra, o pavilhão tecnológico atraiu os visitantes e gamers. O objetivo principal foi proporcionar conhecimento que faça os jovens a questionarem e pensarem em planos inovadores, tudo através do trabalho em equipe, que é muito aplicado no dia a dia do agro.


As atividades envolvendo os gamers tiveram fase eliminatória, que iniciaram uma semana antes da abertura do Show Safra. Por isso deu tempo para que cerca de 400 competidores se preparassem e discutissem estratégias do jogo e apresentassem soluções para o agronegócio durante a feira.


Homenagem

Como acontece a cada edição, a organização do Show Safra homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da região. O troféu O Semeador busca valorizar pessoas que ajudaram a plantar boas ações para o desenvolvimento de Mato Grosso. O homenageado da edição 2023 foi o ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli. “Eu fico até constrangido, porque quem deveria estar homenageando era eu a esses produtores rurais”, declarou emocionado o homenageado.



Quando ministro, Paolinelli reestruturou a Embrapa, para desenvolver a atividade agrícola no Cerrado. Ele ressaltou que sem comida não há paz, e nem desenvolvimento social e econômico. “O que eu pude fazer foi ser um sonhador. Foram os produtores que acreditaram em nós, que levamos eles a uma aventura que eles confiaram e deram certo. Eu sei que essa homenagem é muito mais que um carinho, é uma amizade que construímos. Eu caminhei nessa região de Mato Grosso quando não se tinha nada, não se via uma estrada. Hoje retornado, eu me arrepio, porque essa região tem aqui o que o mundo precisa, e o mundo precisa do Brasil, e o Brasil vai ser o grande sustentáculo para evitar a fome e a miséria que não podemos ter. Essa agricultura tropical que nós desenvolvemos no Estado é imbatível e nós vamos levar, especialmente ao mundo, a garantia de uma segurança alimentar que o mundo hoje nem tem”, destacou Paolinelli.


Incentivador da pesquisa, da ciência e da tecnologia, Alysson Paolinelli foi Ministro da Agricultura, entre tantos outros cargos e postos de destaque que ocupou. Teve ainda, importantes reconhecimentos e premiações nacionais e internacionais, inclusive a indicação ao prêmio Nobel da Paz em 2021, por sua contribuição à produção mundial de alimentos, que se traduz em segurança alimentar.


Público e preparação de novo evento

O sucesso do evento foi confirmado pelos recordes quebrados, no número de expositores, marcas e presença de público. Neste último quesito, Show Safra 2023 contabilizou mais de 90 mil visitantes durante os quatro dias de feira, 30% de público a mais do que a edição anterior.


A organização estima ainda que o evento proporcionou a movimentação de cerca de R$ 9,2 bilhões em negociações entre os 380 expositores.



De acordo com o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli, a participação das famílias e o bom andamento de todo o evento foi satisfatório. “O Show Safra já é um evento tradicional em Lucas do Rio Verde e muito prestigiado por toda a população. É muito satisfatório para nós enquanto organizadores vermos o sucesso que foram as negociações e todo o resultado que a feira proporcionou tanto para os visitantes quanto para os expositores”, pontuou.


Com balanço positivo, a Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Rio Verde já iniciou o planejamento do Show Safra 2024 que já tem tema, ‘Conectando os Mundos’, e data, 19 a 24 de março de 2024, definidos. “O público superou as nossas expectativas, os negócios atenderam as fábricas, as indústrias, as empresas que vieram de fora. Nós vamos aumentar os números de expositores para o ano que vem, já temos ótimas perspectivas para a próxima edição que acontece nos dias 19 a 24 de março de 2024, que a cada ano se consolida nossa feira como a melhor do país”, garantiu Joci Piccini, presidente da Fundação Rio Verde.


Leia a última edição completa da Revista Portal


bottom of page