top of page
  • Foto do escritorEditor

Inflação oficial registra alta de 0,23% em agosto



O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, que registra a inflação oficial brasileira, teve alta em agosto de 2023.

A inflação oficial foi de 0,23% para este mês.

A alta foi inferior, porém, ao que previa o mercado — o que pode indicar novas trajetórias para a taxa básica de juros da economia, definida pelo Bacen.

Uma menor inflação registrada abre espaço para mais cortes da Selic, o que pode favorecer o aquecimento da economia brasileira.

Para agosto de 2023, as altas vieram principalmente do grupo de habitação. Neste grupo, a principal alta ocorre com o item de energia elétrica residencial.

Em seguida, estão as altas nos setores de saúde e cuidados pessoais, com os itens de higiene pessoal, além de transportes, com as altas de automóveis novos.

Por parte das quedas, estão os itens do grupo de alimentação e bebidas. As maiores quedas ocorreram com a alimentação no domicílio, com os menores preços para a batata-inglesa, feijão carioca, tomate e leite longa vida.

A maior inflação observada acontece em Fortaleza (CE), a 0,75%, seguida por Brasília (DF) e Belém (PA), a 0,70% e 0,60%, respectivamente.

Por outro lado, Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (BH) apresentam queda de preços da ordem de 0,05% e 0,10%, respectivamente.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.



Fonte: Brasil 61

Comments


bottom of page