top of page
  • Foto do escritorEditor

“Independente da forma do cabelo, o que importa é a mulher sentir-se bem”

Atualizado: 10 de mar. de 2022

Afirma a especialista em cachos, Rosiane Gonçalves
Foto: Nova Color

Maryuska Pavão


Muito além das tendências e da moda, assumir a identidade e o cabelo natural requer coragem. E nos últimos anos muitas mulheres estão realmente corajosas e assumindo seus cachos, ondulados ou crespos. São mulheres com cabelos naturais que, por anos, tiveram suas estruturas modificadas para se encaixarem em um padrão.


“Nós estamos quebrando esse paradigma de beleza imposto pela sociedade, pois por muitos anos ser cacheada ou crespa era sinônimo de malcuidado. Devido a isso, por anos as mulheres alisaram seus fios, prejudicando a saúde do couro cabeludo causando patologias como excesso de oleosidade, caspas, dermatite seborreia, queda, afinamento capilar e alopecia por tração”, explica a Terapeuta Capilar e Especialista em Cachos, ondulados e crespos, Rosiane Gonçalves, proprietária do espaço, Rosiane Club dos Cachos.


Com 10 anos de experiência em salões de beleza, a cabeleireira também era adepta dos alisamentos e por muitos anos realizou procedimentos químicos que foram danificando o cabelo e a própria saúde. Em determinado momento deixou de realizar tratamentos químicos nela e nas clientes, dedicando-se apenas aos penteados e maquiagem. Com o passar do tempo, descobriu um nicho no mercado da beleza e foi aí que criou o Club dos Cachos.


“Sinceramente, eu estava cansada de realizar escova e chapinha quase que diariamente, eu queria saber como era meu cabelo natural e foi durante esse momento de decisão que engravidei. Minha gestação me deu a coragem que faltava para a transição. Não é um processo fácil, mas eu queria ser exemplo para minha filha e que ela pudesse se amar como ela é” conta ela.


“Quando fiz a transição do meu salão tradicional, para um salão naturalista, houve muitas dúvidas se de fato as pessoas iriam assumir seus cachos, pois é um o processo lento. Não é apenas um cabelo e que ele cresce, as mulheres que realizam o alisamento possuem um apego sentimental, há uma história por traz de cada alisamento, são anos de cuidados e principalmente anos em busca de aceitação. Para algumas a cada corte são lágrimas escorrendo, são dúvidas e medo de julgamento” enfatiza a profissional.


Nos últimos dois anos e até devido a pandemia (que forçou muitas mulheres a ficarem em casa e não terem acesso aos salões devido ao isolamento), houve um grande crescimento na procura pela transição. “A rede social e a divulgação de muitas famosas assumindo seus cachos ou crespos deram um sopro de coragem em muitas mulheres, pois quando ela decide fazer a mudança assim como eu fiz, é um passo importante para se aceitar, se amar e principalmente cuidar da saúde que por anos foi prejudicada pelo uso de produtos químicos. Tem sido uma linda história na vida de muitas mulheres”, afirma a especialista.



No Club dos Cachos, Rosiane e sua equipe fazem questão de acompanharem desde os primeiros passos da transição, dando todo suporte e orientação para que a cliente possa passar por essa fase da melhor forma possível.


“Sempre faço questão de frisar que independente da forma do cabelo, o que importa é a mulher sentir-se bem com a sua aparência e poder escolher ficar lisa ou cacheada. Mas tenho casos de crianças pequenas que já querem alisar, porque são influenciadas pela mãe, tia ou irmã. E quando essa mãe assume os cachos ou crespo a criança se enxerga nela e passa a se amar do jeito que é. Quando elas buscam orientação, passo todos os cuidados que precisam, a forma correta para a lavagem, ensino truques de penteados, dicas de fitagem, finalização e repasso quais produtos são os mais adequados para manter a saúde dos fios” explica.


Por falar em produtos, Rosiane é cabelereira naturalista e terapeuta capilar, trabalha com várias linhas de produtos orgânicos que possuem ativos naturais e que devolvem aos cabelos o brilho, a leveza e a saúde dos fios.


“Assim como o cabelo liso, os cacheados, ondulados ou crespos precisam de cuidados adequados. Hoje o mercado da beleza oferta muitos produtos e sempre oriento minha cliente a buscar os que possuem princípios ativos naturais. Eles dão a saúde e os nutrientes necessários para aquele cabelo, tanto que para esse ano de 2022 lanço minha linha de produtos que traz exatamente o que a cacheada, ondulada e crespa precisam. A Roperr Cosmestics é uma marca que surgiu com base em toda a expertise de anos de trabalho, com o apoio do meu esposo que é meu sócio e o nome que leva no nome a abreviação do meu nome, dele e de nossos filhos. A Ropper é uma linha voltada a tratamentos e terapia capilar. É a realização de um sonho ofertar produtos que darão a qualidade que minhas clientes buscam” comemora ela.


O salão Rosiane Club dos Cachos realiza ainda os serviços de penteados, maquiagem, manicure e pedicure e está localizado na Avenida Mato Grosso do Sul, nº 89-E, esquina com Rua Giruá, no bairro Cidade Nova, o telefone para contato é o (65) 9 9633-2416. Siga o instagram @rosianeclubdoscachos e acompanhe as transformações.


Leia a última edição completa da Revista Portal


bottom of page