top of page
  • Foto do escritorEditor

II Fórum Comunitário Selo Unicef apresenta ações de Lucas do Rio Verde

O Fórum é uma das etapas para manter o Selo Unicef Município, aprovado 2021-2024


(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos


Para debater as políticas públicas que garantem os direitos das crianças e adolescentes, foi realizado, na tarde de segunda-feira (24), o II Fórum Comunitário Selo Unicef 2021-2024. O evento contou com a participação de mais de 100 jovens envolvidos nas ações propostas pelo Selo.


O Fórum foi organizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Assistência Social e Habitação, Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Lazer e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).


“Nestes praticamente 4 anos de aplicação do Selo Unicef, tivemos vários desafios, principalmente em 2021 com a Covid-19, onde precisamos criar estratégias por conta dos impactos sofridos durante o período. Mas continuamos firmes e fortes na aplicação e cumprimento das ações, seja na Assistência Social, na Educação ou na Saúde, e muito importante ressaltar que muitas destas ações o nosso município já realiza. Agradeço a equipe que está na linha de frente deste trabalho, em especial a Fabiana, Gisele e a todas as equipes da Secretaria de Assistência Social, Saúde e Educação por desenvolverem com muito profissionalismo e dedicação este trabalho”, ressaltou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.


(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão

A articuladora do Selo Unicef em Lucas do Rio Verde, a assistente social Gisele Bellotti de Rezende fez uma apresentação dos indicadores e resultados sistêmicos do Selo Unicef.


“Trabalhar os indicadores são desafiadores para nós, das políticas públicas, assistência, educação, saúde, quando começamos a trabalhar com os jovens. E o processo de articulação com as outras políticas nos traz um ganho muito grande. Conseguimos avançar na política de educação, trabalhamos as questões de qualidade do ensino, estratégias para que eles possam permanecer. Na época da Covid-19, tiveram novas estratégias frente a pandemia na assistência social, com destaque aos acompanhamentos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, no Conselho Tutelar, foram vários ganhos que nós tivemos e o principal com o envolvimento do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que faz com que a gente fortaleça o protagonismo da criança, do adolescente, junto às políticas públicas”, esclareceu Gisele.


A mobilizadora do Nuca,  Fabiana Vaz avaliou os trabalhos com os jovens participantes feitos até o momento.


“O Núcleo de Cidadania de Adolescentes atua como um espaço de diálogo, debate e formação, proporcionando o acesso à informação e o desenvolvimento de habilidades necessárias para exercerem a cidadania. É um local onde os adolescentes têm voz e participação ativas, aprendem sobre seus direitos e deveres, bem como sobre os problemas e desafios que enfrentam em suas comunidades”, disse.


Os representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) apresentaram o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes que mostrou as ações realizadas de 2021 a 2024, como encontros, palestras e rodas de conversa envolvendo temas como: combate ao machismo, prevenção da gravidez na adolescência, enfrentamento ao racismo e violências. 


Desde 2021, o Selo Unicef trabalha os seguintes resultados sistêmicos dentro das políticas públicas para manter o Selo nos municípios:

    • Resultado Sistêmico 1Desenvolvimento Infantil na primeira infância


    • Resultado Sistêmico 2Educação de qualidade para todos


    • Resultado Sistêmico 3Hábitos de Higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas


    • Resultado Sistêmico 4Oportunidade de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens


    • Resultado Sistêmico 5Desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida


    • Resultado Sistêmico 6Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes


    • Resultado Sistêmico 7Proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais


    • Resultado Sistêmico 8Participação Cidadã e Gestão por Resultado




Comments


bottom of page