Gabrielly Fontes: “Dedicação, Especializaçãoe Empreendedorismo na Fonoaudiologia”
- Editor
- 18 de mar.
- 3 min de leitura

Celso Nery

Gabrielly Fontes, é graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Várzea Grande (Univag) desde 2018, e chegou em Lucas do Rio Verde em setembro do mesmo ano, iniciando sua trajetória profissional no serviço público, dedicando-se a atender a população local.
Após quatro anos de contribuição no setor e o aumento nos atendimentos particulares, Gabrielly decidiu empreender e abrir seu próprio consultório. “Esse período no setor público, eu ganhei muita experiência, pois foi um local onde me deparei com diversos casos, tanto crianças, quanto adultos com dificuldades nas funções estomatognáticas e de linguagem receptiva e expressiva, sendo muitos deles com algum tipo de transtorno ou atraso do neurodesenvolvimento.” explica.
Durante esse processo a fonoaudióloga viu a oportunidade de se especializar no atendimento a bebês, crianças e adolescentes, dedicando-se principalmente ao público infantojuvenil. “Nosso papel é fundamental não apenas para identificar atrasos no neurodesenvolvimento, mas também para apoiar as famílias na adaptação à convivência com síndromes e transtornos, como TDAH e TEA. Essas condições impactam diretamente a fala, a linguagem e a socialização, aspectos essenciais para o desenvolvimento infantil”, afirma.
Ela ressalta que a fonoaudiologia vai além da simples articulação verbal, “o trabalho do fonoaudiólogo vai além da fala; trata-se de promover uma comunicação eficaz”. Atualmente, Gabrielly gerencia uma clínica integrativa composta por uma equipe de profissionais especializados. Além dela, a equipe conta com uma Terapeuta Ocupacional e uma Pedagoga Alfabetizadora. Juntas, elas oferecem um acompanhamento completo para as crianças, promovendo o desenvolvimento global e favorecendo a aprendizagem, a comunicação e a autonomia.

Terapeuta Ocupacional
A Terapia Ocupacional, é comandada por Ananda Trindade, terapeuta formada há 10 anos, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém do Pará.
Entre suas missões dentro da terapia, estão a de contribuir para o desenvolvimento das crianças, ajudando-as a superar desafios e a conquistar mais autonomia no dia a dia. Promover o melhor desempenho nas atividades essenciais, como autocuidado, aprendizado, lazer e interação social.
“Nosso olhar abrange ainda aspectos motores, cognitivos, sensoriais e emocionais, sempre com o objetivo de possibilitar mais independência e qualidade de vida para cada indivíduo. É ter uma visão integral do ser humano, ou seja, não trata a condição do paciente de modo isolado, mas sim de modo integrado, pois busca conquistar autonomia e habilidades ocupacionais” explica Ananda.

Pedagoga Alfabetizadora
Rhanara Emanuely, é pedagoga há nove anos, formada pela UNIPAR - Universidade Paranaense e pós-graduada em Alfabetização e Letramento.
Ela destaca que ensinar a ler e escrever vai muito além de desenvolver habilidades, “é ajudar a criança a enxergar o mundo com muitas possibilidades ampliando suas perspectivas e sonhos”, afirma.
A Pedagogia associada a alfabetização é indicada para alunos que estão no processo inicial de alfabetização, ou para aqueles que apresentam dificuldades em aprender a ler, escrever e interpretar. Nessa área, o objetivo é focar no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, com atendimento personalizado e individualizado de forma que as crianças consigam compreender e aplicar esses conhecimentos em sua vida cotidiana. “Essa intervenção é realizada desde a primeira infância, desenvolvendo habilidades precursoras, e se estende até a idade escolar, promovendo o desenvolvimento de forma gradativa, de acordo com a fase e as necessidades de cada criança.”
Para conhecer mais sobre a Clínica Gabrielly Fontes – Fonoaudiologia Especializada, agende uma consulta pelo telefone (65) 9 9202-9126, ou faça uma visita, na Rua Santo Amaro, 1806-S, no Bairro Veneza III. Acesse as contas no instagram @fga.gabriellyf | @t.o_anandatrindade | @profarhanara e conheça um pouco mais do trabalho das profissionais!
Comments