top of page

Formatura de militares da Cavalaria garante mais efetivo para Lucas do Rio Verde

A conquista do policiamento montado é fruto das solicitações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde de aumentar o efetivo e tornar a cidade ainda mais segura


(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino


A ensolarada terça-feira (04) foi marcada pela cerimônia de formatura do 10º curso de Policiamento Montado (Cavalaria) de Lucas do Rio Verde. O evento foi realizado na rotatória do Paço Municipal, após 53 dia de treinamento dos Policiais Militares que definitivamente passam a compor a equipe da tropa especializada que atuará, de forma definitiva, no município.


Com carga 545 horas de duração, entre aulas práticas e teóricas, os policiais tiveram acesso a conteúdos como: tiro montado, técnicas de abordagem policial em viatura e a cavalo, higiene e profilaxia do animal, cólica equina, direcionamento de massa, emprego do cavalo em tropa de choque, entre outros. 



(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

Lucas do Rio Verde terá 20 policiais militares para a Cavalaria sendo que destes, 15 já estão em Lucas do Rio Verde e em atuação. A conquista do policiamento montado é fruto das solicitações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde de aumentar o efetivo e tornar a cidade ainda mais segura. 


“Essa formatura representa um adicional ao efetivo que já temos em nosso Município, um importante momento para a segurança pública, mas é válido lembrar que esse não é o único investimento para a segurança, também temos a nova base que será entregue em breve com investimento de mais de R$ 1 milhão, teremos também a instalação da Politec, além das câmeras de segurança, armamento, cursos e capacitações, são investimento estamos fazendo para bem servir a segurança do nosso município”, discorre prefeito, Miguel Vaz.



(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

A partir de agora, os policiais treinados se tornam a segunda Unidade de Tropa Montada do Estado, sendo subordinada ao 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado com a sede em Nova Mutum. 


“Esse momento é muito importante para Lucas do Rio Verde é uma parceria com o Governo do Estado que está dando certo, hoje nós temos 15 que foram transferidos para a cidade, destes, 11 já estão formados, além de mais cinco que ainda virão, totalizando 20 policiais que irá compor a cavalaria luverdense. Isso beneficiará a todos e, eles vão trabalhar para todos”, explica secretário de Estado de Segurança Pública, Cel. César Augusto de Camargo Roveri. 


As ações da Cavalaria são concentradas em eventos esportivos, manifestações públicas, reintegrações de posse, patrulhamento de saturação, feiras agropecuárias, entre outros.

“Hoje com a finalização desse curso, que só foi possível através da integração com o Município, nós acreditamos que isso irá auxiliar na segurança de Lucas e de toda a região. Todo o trabalho que é feito de forma integrada dá bom resultado, nenhum trabalho é feito sozinho e as forças de segurança precisa de integração e a cavalaria está aqui agora para também cooperar nisso. Precisamos combater a criminalização e trabalhar a finco para que a população se sinta segura e protegida”, pontua.


Base da Cavalaria 

A base da cavalaria está sendo construída em aproximadamente 525 m², o novo espaço contará com espaço administrativo, refeitório, cozinha, lavanderia, banheiros e alojamento. Além do local que abrigará os animais da Cavalaria.


Os cavalos já foram adquiridos pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), com recursos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e doados ao Estado. São 16 animais, que estão sendo preparados e domados. Alguns já estão prontos e atuando no serviço. A cavalaria também dispõe de viaturas.


Além do policiamento ostensivo montado, a Cavalaria da PM é inclusiva, a unidade da PM conduz importantes projetos e ações sociais voltados para a comunidade. Dentre eles a Escolinha de Equitação da Cavalaria e tratamento equoterapico; método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. 

Comments


bottom of page