Ferrovia em pauta no Show Safra: painel destaca expansão logística em Mato Grosso
- Editor
- 14 de mai.
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Atualizado: 16 de mai.

Celso Nery
A logística ferroviária entrou em evidência durante o Show Safra Mato Grosso 2025, com a realização do Painel Logístico – Eixos de Integração Ferroviários, no auditório principal da Fundação Rio Verde. O encontro reuniu autoridades, representantes de operadoras ferroviárias, técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), especialistas e empresários para debater os caminhos e perspectivas da infraestrutura ferroviária que promete revolucionar o escoamento da produção agrícola mato-grossense.
Promovido em conjunto pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Governo do Estado de Mato Grosso, Fundação Rio Verde, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e Famato/IMEA, o painel atraiu grande público interessado em compreender como os projetos ferroviários que passam ou passarão pela região podem impactar a economia local e estadual.
Para o prefeito Miguel Vaz, o evento proporcionou uma visão estratégica sobre o futuro logístico do estado. “Esse é um debate essencial. Foi possível entender onde estão os projetos, como serão implantados e quais os próximos passos para construirmos esse grande corredor ferroviário, que conecta estradas e ferrovias. Lucas do Rio Verde poderá ser um centro de distribuição não só de Mato Grosso, mas do Brasil”, destacou o gestor municipal.
Entre os participantes do painel estavam nomes de peso do setor: Guilherme Quintela (EDLP/Ferrogrão), José Osvaldo Cruz (VLI), Rodrigo Verardino de Stéfani (Rumo Logística), Cleiton Gauer (IMEA), Alessandro Baumgartner (SUFER/ANTT) e Edeon Vaz Ferreira (Movimento Pró-Logística).
A presença do superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner, trouxe contribuições técnicas e institucionais para o debate. Em sua fala, ele reforçou o compromisso da agência reguladora com o crescimento sustentável do modal ferroviário. “Estamos diante de um divisor de águas. A expansão da malha ferroviária não é apenas uma mudança estrutural, é uma transformação estratégica. A ANTT atua para garantir previsibilidade, segurança e eficiência, elementos essenciais para que a cadeia produtiva de Mato Grosso alcance novos patamares de competitividade”, afirmou.
O painel também abordou a importância da integração entre os modais rodoviário e ferroviário, apresentando os projetos em curso e as autorizações em análise. A expectativa é de que as novas rotas promovam uma redução de até 30% nos custos logísticos, além de contribuírem com a sustentabilidade – já que o transporte ferroviário emite até 75% menos CO₂ em comparação ao transporte rodoviário.
Joci Piccini, presidente da Fundação Rio Verde e vice-prefeito de Lucas, reforçou o simbolismo do momento. “Hoje é um dia histórico. Estamos vendo a união de esforços, o entrosamento dos projetos e a construção de um sonho antigo. A ferrovia vai transformar nossa realidade econômica, trazendo mais eficiência, novas oportunidades e desenvolvimento para todo o estado”, destacou.
Durante os painéis, os representantes das operadoras detalharam seus projetos. Pela VLI, José Osvaldo Cruz apresentou os serviços integrados da empresa, que incluem soluções em transporte ferroviário, armazéns e terminais portuários. “Investimos constantemente em infraestrutura, não apenas para atender ao mercado atual, mas olhando para o futuro. Estamos atentos aos novos projetos federais e às autorizações que podem expandir ainda mais nossa atuação”, pontuou.
A Ferrogrão, projeto idealizado inicialmente entre Sinop e Miritituba (PA), agora incorpora Lucas do Rio Verde como ponto de partida, como confirmou Guilherme Quintela, da EDLP. “Essa inclusão consolida a cidade como protagonista nesse novo ciclo de integração logística nacional”, afirmou.
Já Rodrigo Verardino, da Rumo Logística, destacou que a empresa está com mais de cinco mil trabalhadores mobilizados para a construção de 740 quilômetros de ferrovia. “Lucas do Rio Verde será a última estação dessa nova linha. Estamos conectando a região de maior produção agrícola do estado a um sistema logístico mais moderno e eficiente”, disse.
O Painel Logístico – Eixos de Integração Ferroviários reforçou a importância de um planejamento de longo prazo e da cooperação entre os setores público e privado. Os avanços em regulação, concessões e infraestrutura são apontados como peças-chave para consolidar Mato Grosso como um dos principais polos ferroviários do país.
Enquanto o Show Safra Mato Grosso 2025 segue com suas discussões e inovações voltadas ao agronegócio, o painel logístico deixa como legado a certeza de que o estado está no caminho certo para alinhar produtividade, sustentabilidade e competitividade. O futuro da logística mato-grossense pode estar, literalmente, sobre trilhos.

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