• Editor

ETEC e sua história de progresso em Tapurah




Por Maryuska Pavão


Muito mais do que uma escola e mais que ofertar apenas aprendizado em sala de aula, a Etec – Escola Tapuraense de Ensino e Cultura, busca a união entre família e escola, para agregar no ensino-aprendizagem e, assim, valorizar os momentos marcantes na vida de cada estudante. A escola existe há 26 anos e faz parte da história da cidade e da vida de muitos de seus profissionais.



Fabíola, Geovania e Karla - Sócias proprietárias.

Entre os diferenciais da escola, está a relação pessoal com os alunos e suas famílias, buscando sintonia e princípios para reger a formação dos alunos. Os laços formados ao longo da história são ainda mais fortalecidos quando, por exemplo, os alunos retornam à escola trazendo seus filhos para que aqui estudem ou quando passam a fazer parte da equipe de profissionais.


Em parceria com o Sistema Positivo de Ensino, a escola nos últimos anos optou pela modernização e facilitação do ensino-aprendizagem, com a obtenção de ferramentas e equipamentos tecnológicos que favoreçam o desenvolvimento educacional dos alunos, oferecendo cursos de formação e indicação de leituras, aproveitando o suporte , os treinamentos e o apoio pedagógico do Sistema Positivo de Ensino, com uma metodologia de qualidade e consistente desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, fazendo com que gestores, professores, alunos e família obtenham resultados positivos.


A equipe de gestão evidencia que as reformas, melhorias na infraestrutura do prédio escolar e os investimentos em equipamentos modernos, foram feitos para melhor atender os estudantes e, também, para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, valorizando a comunicação transparente e sem barreiras entre equipe escolar, pais, alunos, proporcionando confiança e segurança a todos. A prática da empatia e a atenção com os anseios das famílias têm fortalecido as relações.


A Etec-Escola Tapuraense de Ensino e Cultura, está localizada na Avenida 4 de julho, 1292-Centro, Tapurah-MT, dispõe de ambientes diferenciados com destaque à biblioteca, área de esporte, área de convivência e salas de aula climatizadas.


Nesses 33 anos da cidade de Tapurah, as proprietárias da escola agradecem pelo acolhimento e a oportunidade de crescimento profissional e principalmente ofertar um ensino de qualidade ao município. A equipe gestora ressalta que, “quando olhamos para trás e observamos o quanto a escola cresceu, podemos dizer que o progresso da cidade e a valorização do ensino foram predominantes para o nosso desenvolvimento”.


As gestoras, relembram os últimos dois anos que foram de muitos desafios devido à pandemia, mas apesar de toda a incerteza, a parceria com toda a comunidade escolar, a solidificação no vínculo família-escola, e toda a história da cidade e da escola faz parte uma da outra.


Assim, a escola tem satisfação de fazer parte do progresso da história do município de Tapurah e ver seus alunos cumprindo seus objetivos, alcançando lugares de destaque na vida profissional. Percebemos em nossos profissionais o compromisso com a filosofia da instituição e o orgulho que sentem em fazer parte de uma equipe tão especial.


As sócias-proprietárias da escola, Fabiola Coelho Silva Batista, Karla Patrícia Maia Santos Faria e Geovania Melchior Cesca parabenizam a cidade e agradecem a toda a sociedade tapuraense pela confiança.


Franciele Maesta e André Eickhoff

Eu e meu esposo, André Eickhoff, estudamos na ETEC durante todo o ensino médio. Lembramos com muita saudade das aulas divertidas de Química, com uma que era professora hilária. Tínhamos também aulas de literatura com uma professora bem durona, mas que fez os clássicos da literatura estarem até hoje na memória. Na época, acredito que como todo adolescente, a ida à escola era apenas uma rotina. Hoje em dia, depois de nos tornarmos pai e mãe, conseguimos ver todos os valores que a escola carregou durante todos esses anos em nossas vidas.

Sempre enaltecendo a importância da família, de Deus e da boa convivência. Esse é um dos principais motivos de hoje nossos filhos, Isadora e do Luiz Miguel serem alunos da ETEC. Português, matemática ou história, eles podem aprender em qualquer escola, mas o empenho dos professores e os valores que a escola repassa aos alunos são ótimos. Sem dúvida são valores que passam de geração em geração, o que nos deixa tranquilos para manter nossos filhos nessa escola tão querida por nós.


Carla e Rodrigo Dallacorte

A educação é um dos pilares capazes de transformar e mudar o mundo. É por meio dela que podemos mudar e melhorar nossa cidade, estado e até país. Nossas famílias sempre acreditaram que investir em uma boa escola, com uma educação inquestionavelmente de qualidade, seria fundamental.

Eu, Carla Dalacorte (administradora de empresas) e meu esposo Rodrigo Dalacorte (piloto agrícola), sabemos bem como uma educação básica de qualidade teve influência no nosso sucesso profissional. Ambos fomos alunos da Escola Etec-Escola Tapuraense de Ensino e Cultura e, hoje, podemos lograr das inúmeras vantagens profissionais que essa boa educação nos proporcionou.

Atualmente, oferecemos as mesmas oportunidades às nossas duas filhas que estudam na mesma escola na qual obtivemos frutos de sucesso, confiamos na competência e acreditamos que, com a boa qualidade de ensino oferecida, o sucesso futuro de nossas herdeiras é certo e eficaz.


Jakson Bonaldo

Fui aluno da ETEC durante parte do ensino fundamental e durante o ensino médio entre os anos de 1998 a 2002. O método de ensino adotado pela escola somada à qualidade e dedicação dos professores e diretores contribuíram muito para a minha formação como pessoa. As diversas atividades extraclasse também foram muito importantes, fomentando a interação entre os alunos e o desenvolvimento de relações de respeito e amizade que atravessaram décadas.

Acredito que o ensino formal apresentado pela escola fez enorme diferença na minha vida, pois viabilizou meu ingresso como estudante no curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFMT, onde atualmente atuo como docente, ministrando aulas, desenvolvendo atividades de pesquisa, contribuindo para a formação de novos bacharéis, mestres e doutores.


Pábula e Rodrigo Martelli

A visão que eu e meu esposo temos hoje sobre a escola ETEC, provavelmente tenha sido a mesma que nossos pais tiveram no período que buscaram nos matricular no ensino médio, que foi de nos proporcionar um estudo de melhor qualidade. Hoje como pais de alunos podemos afirmar que além do grande desenvolvimento educacional, que inclusive sempre tive, podemos também contar com maior conforto, segurança e uma estrutura completa para receber, preparar e encaminhar os seus alunos com uma ampla visão, grande potencial e competência para encarar o atual e competitivo mercado de trabalho.

Por isso é fundamental darmos incentivo aos estudos dos nossos filhos e depositar nossa confiança nessa preparação que a escola oferece de construir profissionais de sucesso.


Professor Luiz Sette

Desde pequeno aprendi que a educação é o melhor caminho, minha mãe mesmo com poucas condições sempre se esforçou para me dar um excelente estudo pois sabia que desta forma estaria contribuindo para que eu obtivesse um futuro melhor e foi estudando na escola ETEC desde pequeno até o ensino médio que me abriu as portas para um curso superior no qual me formei em Educação Física e hoje posso dizer que é um orgulho muito grande, realização de um sonho, novamente retornei a família ETEC , mas não como aluno e sim como Professor de Educação Física desta instituição de ensino. Tenho uma linda família e sinto-me realizado pois estou proporcionado aos meus filhos este excelente ensino de qualidade da Positivo oferecido pela escola ETEC que obtive no início de minha jornada estudantil de meus pais, que mudou minha vida e de toda minha família!



Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .


Leia a última edição completa da Revista Portal