top of page
  • Foto do escritorEditor

Equipe da Saúde participa de capacitação sobre malária

O objetivo foi preparar a equipe no controle químico do vetor



ASCOM Agentes de combate a Endemias e coordenadores da Vigilância Ambiental de Lucas do Rio Verde participaram de uma capacitação entre os dias 17 a 21 de outubro. O evento teve como tema Controle de Vetores.

O curso abordou parte teórica dos vetores de relevância médica com maior foco do transmissor da malária e como os agentes de combate a endemias atuam quando há caso positivo no município. Também dialogaram sobre o manuseio correto de produtos químicos nesse combate.

Já na prática, os participantes realizaram pesquisa entomológica, onde foi capturado o vetor Anopheles darlingi no Lago Harri Muller, além de larvas no Lago Ernani Machado. Eles também realizaram o manuseio e aplicação dos produtos químicos com bombas costais e ultrabaixo volume nos locais.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Regina Engelmann, disse que foi um momento de muito conhecimento. “A equipe de Vigilância Ambiental pôde atuar na prática a forma de ação que deve ocorrer se o município tiver casos positivos de malária. No momento, o município não tem transmissão local dessa doença, mas deve se capacitar e se preparar”, explica.



Leia a última edição completa da Revista Portal


コメント


bottom of page