top of page
  • Foto do escritorEditor

Embio – A solução inteligente em biotecnologia para dejetos



Maryuska Pavão


Com o avanço da tecnologia, muitas mudanças ocorreram no nosso dia a dia, promovendo inúmeras melhorias em diferentes áreas. A biotecnologia é uma área que contribuiu muito com essas mudanças, e seguirá contribuindo com o desenvolvimento da qualidade de vida do ser humano e na produção animal, possibilitando soluções comresponsabilidade e sustentabilidade.


A Embio - Empresa de Biotecnologia, fundada em 2017, em Marechal Cândido Rondon – PR compreende a importância de pesquisar e melhorar as soluções que são estendidas ao homem do campo. Especializada em tratamentos de dejetos e produtos utilizados nas propriedades rurais, consegue agregar valor à produção animal e vegetal visando sempre economia, melhoria dos processos e aumento da produtividade.


“Nossos produtos foram desenvolvidos para facilitar a vida do produtor. Um exemplo é o tratamento de dejetos EMBIOFERT, onde a combinação dos processos físico e biológico, preparam o dejeto para uma rica fertirrigação. Conseguimos com este tratamento, transformar dejetos em biofertilizantes, beneficiando por sua vez, o solo com complementação de nutrientes importantes, com equilíbrio. Esse tratamento contempla o uso de um equipamento chamado propulsor, responsável pela aeração e oxigenação das lagoas, através da formação de microbolhas e mais o uso de um bioestimulador, o Embio3000, produto biológico que acelera a decomposição de toda a matéria orgânica e rejeitos agropecuários. A ação conjunta do propulsor com o bioestimulador promove a homogeneização de todo o material orgânico que se encontra na esterqueira. Este tratamento pode ser utilizado em dejetos suínos e bovinos que ficam em lagoas ou esterqueiras e que na maioria das vezes, sem o adequado manejo, acabam solidificando o fundo das lagoas, tornando-as reduzidas de espaço devido ao material que fica depositado no fundo, diminuindo a capacidade de recebimento de novo material descartado das baias. Além disso, o mau odor e formação de larvas e moscas entre outros patógenos, também é um sério problema. O tratamento de dejetos EMBIOFERT, controla também estes problemas” - destaca a pesquisadora e representante técnica da Embio, Tatiane Knaul.


Participando pela primeira vez do Show Safra, em Lucas do Rio Verde, a convite da Nortec Avicultura e Suinocultura, sua parceira de negócios, a empresa apresentou durante a feira o seu portfólio de produtos. Entre eles, os bioestimuladores, o Embio 3100 e Embio3000, como também os novos lançamentos: o Embio 6000 (utilizado dentro das granjas de suínos e cujo dejeto vai para biodigestores, com função de controlar os gases, o mau cheiro e as larvas de moscas dentro das baias); e o Embio 5000 (utilizado em haras, dentro de baias de cavalos, para controle da larva da mosca e mau cheiro). Os bioestimuladores EMBIO, de modo geral, aceleram a degradação do material orgânico do esterco, controlam o mau odor, facilitam a limpeza, controlam os gases dentro das baias e lagoas e contribuem para a redução de patógenos, como larvas e moscas.



Faz parte da missão da Embio, desenvolver e ofertar soluções que facilitem a melhoria do ambiente das granjas e propriedades, zelando pela qualidade de vida na área rural, contribuindo no atendimento com o produtor para atender as normas e exigências dos órgãos sanitários. É também missão da EMBIO, entregar soluções inteligentes para que o produtor possa trabalhar melhor com sua equipe na propriedade, além de gerar economia através da utilização do esterco que é matéria-prima para um biofertilizante.


“Queremos que o produtor aproveite tudo o que produz em sua propriedade rural, inclusive os dejetos, que quando bem tratados se tornam excelentes adubos e ainda reduzem o custo na produção. Em alguns casos são soluções simples que se transformam em fonte de nutrição e produtividade para solo e plantas. Nosso objetivo é atender a todas as necessidades dos clientes e do mercado, entregando soluções com ótimo custo-benefício, agilidade, qualidade, assistência técnica especializada e parceiros estratégicos que contribuem para esse sucesso” enaltece a supervisora comercial da Embio, Marta Beatriz Horn Schumacher.


Um dos pontos destacados por Marta e que considera relevante, é o debate e o avanço que parte do Governo Federal, através da Secretaria da Agricultura, para que a utilização de recursos biológicos na agropecuária brasileira ganhe um novo impulso por meio do Programa Nacional de Bioinsumos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Com isso, já saímos na frente e ofertamos aquilo que será necessário para avançar neste aspecto”, diz Marta. Segundo o próprio documento do programa: “O foco desse programa é aproveitar o potencial da biodiversidade brasileira e reduzir a dependência dos produtores rurais em relação aos insumos, adubos e fertilizantes importados e assim ampliar a oferta de matéria-prima para setor”. A pandemia e a recente guerra entre Rússia e Ucrânia são em parte responsáveis pela elevação dos preços desses produtos, mas com o Programa de Bioinsumos proporcionamos sustentabilidade de forma rentável e esse é o foco da Embio, complementa Marta.


Para conhecer mais dos produtos da Embio, faça uma visita à empresa Nortec, representante oficial da marca. A loja está localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 1658, no 1Bairro Menino Deus. O telefone para contato é o 65 3549-6313.




Leia a última edição completa da Revista Portal


Comments


bottom of page