top of page

Cygnus Aircraft apresenta novidades no Show Safra Aero

Atualizado: há 6 dias




Celso Nery


Uma das novidades do Show Safra deste ano foi a implantação do Show Safra Aero, uma vertente do evento principal que transformou o cenário da feira agrícola. Durante os cinco dias do evento, centenas de pousos e decolagens no local e destaque para algumas aeronaves que foram expostas pela Cygnus Aircraft, uma empresa sediada nos Estados Unidos e com filial no interior de São Paulo, que comercializa aeronaves executivas para vários Estados brasileiros, principalmente para o Mato Grosso, onde possui grandes amigos e clientes. E a Cygnus apresentou uma forma inovadora para atender os clientes.


Diretor comercial da empresa, Daniel Fortuna observa que os clientes têm várias razões para comprar aeronaves. O diferencial da Cygnus é atuar como consultora, apresentando os custos-benefícios de cada aeronave ajustando-se à necessidade de cada cliente.


“Quando a pessoa compra um avião, geralmente ela costuma ficar pelo menos dois anos com a aeronave até fazer a troca. Então é uma questão a ser muito bem avaliada”, explica.


A Cygnus tem hangares no interior paulista, mas o escritório central fica na Flórida, Estados Unidos, bem próximo a Orlando, o que torna a empresa especializada em importação de aeronaves, com toda a operação sendo realizada no exterior. “Nossa empresa está focada em trazer aeronaves do mercado externo para o Brasil”, relata Fortuna, explicando que nos EUA há uma oferta maior de aeronaves, permitindo melhores negociações. “Isso reflete no preço final da aeronave colocada no Brasil e geralmente ser costuma ser de 10% a 20% mais barato do que uma aeronave comercializada no nosso país”.


“Geralmente os clientes querem saber primeiro do avião e eu sempre digo que o avião é o segundo passo, que nosso trabalho é localizá-lo, mas a primeira etapa é sempre uma análise fiscal da pessoa ou da empresa para evitar surpresas com cobranças de impostos posteriores. A partir de então são estabelecidos os parâmetros do negócio, principalmente o investimento que a pessoa está disposta a fazer na aeronave. Com essas informações apuradas, a Cygnus passa a analisar o mercado internacional em busca da aeronave que atenda o propósito do cliente”.

Outro diferencial importante da Cygnus é a experiência da equipe. A empresa é composta por pessoas com conhecimento técnico, tendo formação de pilotos ou com conhecimento em controle técnico e manutenção. Desta forma é possível avaliar toda a manutenção da aeronave anteriormente à aquisição, olhando cada detalhe. “Quando você compra uma aeronave usada, você não tem garantias. Nós usamos o nosso CTM (Centro Técnico de Manutenção) para avaliar o nível de risco que está assumindo em relação àquela aeronave.


Nosso CTM vai olhar detalhes da documentação do avião, de revisões, de manutenção, além de uma inspeção que é feita no local onde a aeronave está ou próxima, que é chamada inspeção de pré-compra, uma vez que é feita anteriormente ao fechamento definitivo da compra. Nós não adquirimos nenhuma aeronave sem que seja feita uma inspeção de pré-compra realmente para minimizar o risco das pessoas”, assinala.



Mercado regional

Estado com vocação agropecuária, Mato Grosso também é conhecido por sua extensão territorial sendo o terceiro maior estado do país. Com operação logística dificultada pela falta de rodovias pavimentadas em todas as regiões, o uso de aeronaves passa a ser uma necessidade. Por isso, o mercado da aviação civil está em expansão. “Quando você fala do norte ao sul do Mato Grosso, tem municípios com de mais de mil quilômetros de distância e o avião passa a ser uma ferramenta de trabalho, o avião passou a ser ‘um funcionário da empresa’. “Ele (o avião) proporciona mais qualidade no tempo do proprietário: você pode tomar o café da manhã em casa, com sua família, almoçar em um encontro de negócios longe de sua cidade e voltar pra casa ao final do dia para poder passar mais tempo com a família”, analisa o diretor comercial.


Contar com uma aeronave ajuda também a captar mais negócios em razão do convívio mais presente no meio empresarial, de pessoas que tem outros aviões. “Permite realizar mais negócios. O avião além de facilitar a vida na questão do tempo, proporciona que possa desenvolver networkings importantes, gerando novas oportunidades de investimentos”.


A Cygnus já tem clientes em Lucas do Rio Verde, Sinop, Juara, Cuiabá e outras cidades mato-grossenses, mas espera ampliar a carteira de clientes após a participação no Show Safra. “É uma possibilidade muito grande porque a gente acaba ficando no meio das grandes empresas do agro. Está de parabéns a organização pela iniciativa de fazer essa pista, isso é uma coisa incrível, inimaginável e a gente vê a pujança do estado do Mato Grosso, de pessoas que realmente querem fazer algo diferente”, finaliza Fortuna.



Comments


bottom of page