• Editor

Covid-19: Saúde vacina pessoas acima de 40 anos que possuem comorbidades

Município segue o fluxo da vacinação baseado nas orientações do Ministério da Saúde

Ascom

Lucas do Rio Verde dá continuidade à luta contra a Covid-19 e atualmente chama para a imunização pessoas acima de 40 anos que possuem alguma comorbidade listada pelo Ministério da Saúde. Essas pessoas já passaram pela etapa do pré-cadastro, aprovação da documentação e agora estão sendo convocadas para irem até os PSFs receber a vacina.


Até o momento do fechamento da matéria, o Município conta com 11.404 doses recebidas, destas 9.173 já foram aplicadas nos grupos prioritários. As demais são destinadas à segunda dose, garantindo assim a imunização completa do cidadão.


No dia 18 de maio, Lucas do Rio Verde iniciou a vacinação de pessoas com comorbidades. Em duas semanas de campanha, 509 pessoas já foram imunizadas. Outras 290 estão agendadas até domingo, incluindo vacinação no feriado e final de semana.


Além desse grupo prioritário, o município segue imunizando pessoas com síndrome de Down (acima de 18 anos), pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos), pacientes com deficiências permanentes cadastradas ou não no BPC (ambos acima de 18 anos). A vacinação de idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde já cadastrados e forças da segurança (de acordo com a lista nominal da Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP) também continua em vigor. O município espera em breve receber novas doses do Governo do Estado que serão suficientes para encerrar esse ciclo de vacinação dos primeiros grupos prioritários.


Se você faz parte de alguma das categorias citadas anteriormente e ainda não recebeu a vacina ou está em dúvida sobre o pré-cadastro, entre em contato com a Vigilância em Saúde, das 7h às 11h, pelo telefone (65) 3548-2502.


Gestantes (a partir de 12 semanas de gestação) e puérperas (no máximo 45 dias após o parto), com ou sem comorbidades, também devem fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura.


A Secretaria Municipal de Saúde lembra ainda que as vacinas contra a Covid-19 não são recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em pessoas menores de 18 anos de idade.


Em caso de dúvidas sobre a fase atual da vacinação em Lucas do Rio Verde ou a lista completa das doenças elencadas como comorbidades e como comprová-las, o cidadão deve procurar o PSF mais próximo de sua residência ou acessar o site da Prefeitura.





Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .


Leia a última edição completa da Revista Portal