top of page

Colheita pressiona soja: Vende ou prende?

Foto do escritor: EditorEditor

"Não se pode esperar uma alta semelhante à que houve na última safra": TF


AGROLINK


Embora os preços estejam em patamares elevados e assim devam permanecer por longo tempo, a médio e longo prazos, os preços a curto prazo sofrem de uma oscilação sazonal, que não deve atrapalhar a alta lucratividade do sojicultor. A projeção é da equipe de analistas da Consultoria TF Agroeconômica.


“O que não se pode é querer números redondos (alguns agricultores dizem que só irão vender a R$ 200, por quê?), mas prestar atenção na lucratividade, mais do que no preço. Voltamos a dizer que houve muitos produtores que perderam grandes lucros porque correram atrás de preço, no passado. Neste ano, não há este perigo, mas, também não se pode esperar uma alta semelhante à que houve na última safra, simplesmente porque não há mais lugar para isto”, sustenta a TF.


De acordo com os especialistas, as altas ocorrerão, mas serão “mais lentas e consolidadas, uma vez que os níveis já estão altos. E uma retração do mercado é natural, quer por tomada de lucros dos investidores, quer por espaçamento nas compras dos consumidores”. Confira os fatores fundamentais de demanda projetados para os próximos meses:


A longo prazo, a demanda da China e do Sudoeste da Ásia é alta, com o programa de abastecimento do seu mercado interno, por pelo menos 10 anos, com o Brasil tendo que aumentar a sua área e produção em 1,1 milhão de hectares/ano para atender a demanda externa;


Isto tendo a manter elevada a demanda, tanto de soja-grão, quanto de farelo, mas, principalmente, carnes, o que significa elevada demanda também no mercado interno, pelos próximos dois anos


Internamente, o programa de incremento do uso de óleo de soja como biocombustível, já implantado no Brasil, até 2030, deverá completar a boa demanda para o grão no mercado interno. Lembrando que não é apenas o óleo de soja, mas uma grande diversidade de óleos vegetais produzidos no país, como mostra a ilustração ao lado.




Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .

 

Leia a última edição completa da Revista Portal



Comments


12 sml.png

Sobre

A Revista Portal é uma publicação impressa periódica, que há 10 anos cria conteúdo e informação de qualidade para as cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.
Em nossas páginas contamos as histórias  de profissionais e empresários, novos emprendimentos, lançamentos de produtos, cobertura de eventos e o que acontece na sociedade matogrossense.

Contato

Ademilson Araújo - Diretor geral

+55 65 99991-9044

Luan Araújo - Arte

+55 65 99985-1772

SIGA NO INSTAGRAM @REVISTAPORTAL

  • White Facebook Icon
bottom of page