• Editor

Coleta de lixo eletrônico no Bandeirantes recolhe material levado por empresas

Munícipes que levaram material para descarte ganharam canudos de inox e gibi educativo

Com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o Rotary Club arrecadou diversos quilos de lixo eletrônico na praça do bairro Bandeirantes, na ação realizada no último sábado (22). Boa parte do lixo levado ao ponto de coleta foi entregue por empresas da cidade.


Também apoiaram a arrecadação a Câmara Municipal e a entidade responsável pelo trabalho social de setorização do abastecimento de água no município. O material reciclável é levado para Cuiabá, onde é vendido. O valor arrecadado com a venda é destinado para pessoas em tratamento no Hospital de Câncer (HcanMT).


Os munícipes que levaram lixo eletrônico para descarte receberam “em troca” um kit com canudo de inox e de um gibi educativo sobre questões ambientais. O objetivo é incentivar o uso de canudos feitos com outro material, que não seja o plástico, que além de ser difícil de ser reciclado, pelo seu tamanho, demora cerca de 400 anos para se decompor.


Um projeto de lei foi aprovado na Câmara de Lucas, em 2019, e estabelece que canudos e copos plásticos saiam de circulação na cidade. A lei proíbe que hotéis, restaurantes, bares, padarias e outros estabelecimentos comerciais forneçam esse tipo de material aos clientes.


Ana Carolina Lopes, coordenadora do projeto social água, alerta para o cuidado quanto à destinação de resíduos eletrônicos. “A destinação correta dos resíduos evita que façamos a contaminação do solo e do nosso lençol freático. Como a nossa água em Lucas do Rio Verde vem 100% de poços tubulares, precisamos ter esse cuidado”, ressalta a coordenadora.


A campanha de arrecadação de lixo eletrônico continuará a ser realizada pelos bairros da cidade, onde a população poderá descartar pilhas e baterias, pequenos equipamentos e eletroportáteis, e equipamentos de informática e telefonia.


“É importante que a comunidade luverdense vá aos pontos de coleta e leve tudo o que vai à tomada e não está sendo utilizado”, frisou a presidente do Rotary, Josi Cândido.


Confira a programação de coleta de lixo eletrônico nos bairros:


05/06 - Praça da Rosa Mística – (Av. Mato Grosso)

12/06 – Mercado do Produtor (Av. Goiás)




Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .


Leia a última edição completa da Revista Portal