top of page
  • Foto do escritorEditor

Clarice Bagnara: “Lucas do RioVerde - cidade que realiza sonhos”

Atualizado: 3 de ago. de 2023



Celso Nery


Atuar na área do direito sempre foi um sonho para Clarice Bagnara. Nascida em Chapecó, Santa Catarina, ela conseguiu realizar esse projeto de vida em Lucas do Rio Verde, cidade que aprendeu a amar após mudança ocorrida há 16 anos. Em Mato Grosso, aliás, Clarice realizou também o sonho da maternidade, dando à luz ao pequeno Fabrício, hoje com 10 anos de idade.


Ainda na região sul do país, Clarice se formou em Administração, curso ao qual seus pais apoiaram, pois sempre incentivaram uma formação acadêmica. Lá ela também conseguiu um bom emprego e estabilidade. Porém, a jovem Catarinense buscava algo a mais para sua vida e viu em Mato Grosso uma oportunidade de ampliar seus horizontes.


Contudo, a vida na nova cidade trouxe desafios. O principal deles vencer a saudade dos pais. Como os familiares mais próximos moravam todos no Oeste e litoral de Santa Catarina, ela sempre residiu e permaneceu no Estado onde nasceu, até mudar-se para o Estado de Mato Grosso. Além disso, Clarice teve de abrir mão do conforto de uma cidade estruturada, como Chapecó, para viver numa cidade ainda em fase de desenvolvimento, como Lucas do Rio Verde. Entretanto, ela sentia que boas coisas estavam preparadas em seu caminho que lhe abriria muitas oportunidades. “A advocacia é uma promessa de Deus em minha vida, além de um sonho de infância em ter meu escritório. E vi em Lucas do Rio Verde uma cidade muito promissora, com muitas possibilidades de crescimento”, disse.


Em Mato Grosso, antes de realizar seu sonho, Clarice atuou em empresa privada do ramo de contabilidade, mais especificamente na área de contratos, e também foi estagiária no Ministério Público. Mas o desejo de cursar direito foi crescendo e, em 2009, ela começou o curso, se formando cinco anos depois. Logo que se formou, nos primeiros anos, a advogada atuou na área jurídica da mesma empresa de contabilidade. “Cuidava de demandas do escritório, dos proprietários, e de clientes que buscavam orientação jurídica. Mas na maioria das vezes atuando em demandas extrajudiciais”. Como o projeto era conseguir seu próprio escritório de advocacia, Clarice deu o passo mais importante nessa direção em 2019. “Deixei um emprego, com uma boa remuneração, abandonei o comodismo e arrisquei”, comentou.



Desde que abriu o escritório, a advogada vem atuando no direito empresarial, tributário e trabalhista. Porém, ela decidiu ampliar sua área de atuação e buscou graduação em direito imobiliário e notarial, segmento que vem crescendo bastante. Dr.ª Clarice, inclusive, está como presidente da Comissão de Direito Imobiliário da 21ª Subsecção da OAB de Lucas do Rio Verde. Com o mercado imobiliário em constante crescimento, é necessário ter conhecimento para atender as demandas. “É uma área em que Lucas do Rio Verde e região vem se destacando, e, é importante que os profissionais que atuam nesta área busquem conhecimento, aprimorando constantemente para oferecer um serviço de excelência para a sociedade Luverdense”.


Passados 16 anos em Lucas do Rio Verde, a advogada se considera uma pessoa realizada, embora reconheça que ainda há muitas conquistas por vir em sua trajetória pessoal e profissional. “Quando criança já sonhava em ser advogada, e este sonho que para mim é promessa de Deus, se concretizou quando eu abri o escritório, que passei a atender clientes, fazer audiências, eu vi que era isso que eu queria, a realização de um sonho”, destacou. Clarice analisa que a cidade ultrapassou sua expectativa e não pensa neste momento em voltar para a região sul do país, possibilidade que chegou a cogitar nos primeiros anos. Além disso, ela passou a contar com a presença da mãe, que se mudou para Lucas do Rio Verde. “Estou vivendo experiências que eu imaginava, mas não esperava que viveria de forma tão rápida e com tanta intensidade”.


Apesar de completar apenas 35 anos dia 05 de agosto, Lucas do Rio Verde já tem suas potencialidades conhecidas no Brasil e fora do país. E continua oferecendo chances e oportunidades para as pessoas que têm espírito empreendedor, como a advogada Clarice Bagnara. “Eu sou muito grata a essa cidade, encontrei aqui muitos amigos, muitas pessoas inclusive, que vieram da região sul. Não me arrependo em ter deixado família, emprego e mudado para cá. Foi um ato de coragem e hoje, olhando para trás, me sinto realizada pessoalmente e profissionalmente. Vejo que Lucas tem muito ainda a crescer, e mostrar para o Brasil”, observa. “Que outras pessoas também consigam realizar seus sonhos, pois Lucas do Rio Verde é uma cidade que está sempre de braços abertos, sempre com oportunidades para quem não tem medo de arriscar”, conclui a advogada.


bottom of page