Clarice Bagnara
- Editor
- 14 de mai.
- 2 min de leitura
Maternidade e advocacia: A força por um futuro melhor

Maryuska Pavão
Uma advogada apaixonada pelo trabalho, onde cada caso é uma nova história, com desafios únicos, mas com o principal objetivo e missão: fazer a diferença na vida das pessoas, esse é o objetivo de vida de Clarice Bagnara, diariamente, promover a justiça e contribuir para uma sociedade mais igualitária.

Como mãe do adolescente, Fabricio Bagnara Schleicher de 12 anos, Clarice afirma que o desafio é constante e vem acompanhado de muito aprendizado, transformações, descobertas e evolução, segundo ela a experiência de ser mãe traz uma força que alimenta sua luta tanto em casa quanto no escritório.
“Desde a chegada do meu filho, minha vida mudou em muitos aspectos, não só no pessoal, mas na vida profissional também, pois passei a ter uma visão diferente dos casos que defendo ou faço mediação, hoje tenho muito mais empatia, pois não é só vencer uma batalha judicial, é ouvir, acolher, ser sensata, responsável e algumas vezes até crítica e rígida, adjetivos que estão ligados diretamente à maternidade” afirma a advogada.
As lições da maternidade para os casos que defende, especialmente aqueles envolvendo direito de família, que envolve crianças, transformam em compreensão e traduzem em um trabalho mais humano e eficaz. “Entender as necessidades emocionais da criança me ajuda a defender seus direitos com mais sensibilidade”.
Formada desde 2013 pela Unilassale em Lucas do Rio Verde, a advogada veio de Chapecó-SC e está em Lucas do Rio Verde há 18 anos, ela atua principalmente no direito empresarial, tributário, trabalhista, imobiliário e notarial.
E mesmo diante de muito conhecimento no direito, Clarice relata que em casa educar um adolescente nos dias de hoje é uma tarefa bem complexa. “A tecnologia está em todos os lugares e o acesso a informações é quase ilimitado e assim como todo adolescente, o Fabrício é curioso, cheio de energia e autonomia, mas sempre deixo claro para ele as suas responsabilidades e compromissos que deve ter para crescer e se tornar uma pessoa do bem”, conta Clarice.
Além da maternidade e de advogar, Clarice é uma grande defensora da classe dos advogados, a qual faz parte da diretoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na função de Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados – CAAMT, da 21ª Subseção da OAB de Lucas do Rio Verde.
“Amo trabalhar pela Ordem, sempre faço como muita dedicação, compromisso e responsabilidade, pois acredito que quando temos pessoas engajadas e dedicadas a fazer um trabalho com ética, ela automaticamente motiva a evolução da comunidade, e isso transforma o ser humano e principalmente deixa um legado e muitos exemplos para nossos filhos” declara ela.
Siga a advogada nas redes sociais @dra.clarice.bagnara e fique por dentro de suas ações como Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados – CAAMT, bem como do trabalho desenvolvido na OAB.
Comments