Cavalaro Plaza Hotel: Legado, acolhimento e memória viva em Tapurah
- Editor
- há 2 dias
- 3 min de leitura

Celso Nery
No coração de Tapurah, o Cavalaro Plaza Hotel é mais do que um local de hospedagem. É símbolo de acolhimento, de trabalho em família e de um legado construído com perseverança e fé no futuro da cidade. Adquirido em 2000 por Onivaldo José Cavalaro e sua esposa Arli Riediger Cavalaro, o hotel cresceu junto com o município e hoje é referência não apenas em infraestrutura, mas em história e emoção. A filha do casal, Daiany Riediger Cavalaro Mascarello, relembra os primeiros passos e compartilha, com sensibilidade, os desafios e vitórias dessa trajetória marcada pelo empenho e coragem de seus pais.
Arli e Onivaldo chegaram a Tapurah vindo de Cuiabá, depois de viver também em Lucas do Rio Verde mas foi em Tapurah, ao lado dos filhos ainda pequenos, que decidiram investir em um antigo hotel, então com estrutura modesta e à frente de uma estrada de chão. “Na época, era só terra aqui na frente. O hotel era simples, mas aos poucos fomos reformando, transformando e ampliando, conforme a cidade crescia”, relembra Daiany.

A construção do empreendimento foi também a construção de uma vida em família. Com o passar dos anos, cada um assumiu seu papel. Arli, além de gestora, sempre acolheu os hóspedes com carinho e atenção. “Receber bem sempre foi prioridade para nós. Isso é algo que fazemos questão” comenta Arli. Em tempos difíceis, quando crises econômicas atingiram a região foram os quatro – pai, mãe e os dois filhos – que mantiveram o hotel funcionando com esforço e união.
Arli, Onivaldo,Daiany e Gabriel aprenderam na prática o funcionamento do empreendedorismo e a habilidade de enxergar oportunidades onde outros viam obstáculos. Eles realizaram a modernização da estrutura e o reposicionamento do hotel para atender diversos tipos de clientes: empresários, gestores de fazendas e granjas, trabalhadores safristas, classificadores de grãos, vendedores e, em períodos festivos, artistas. Capital da suinocultura, Tapurah vem se destacando na produção agrícola, com safras expressivas de soja, milho e algodão. Além disso, nos últimos meses a construção de uma usina de etanol tem impulsionado a economia local. Todos esses fatores colocam a cidade em evidência, atraindo investidores ao município.
Nomes como Mato Grosso & Mathias, João Carreiro (in memorian), Nayara Azevedo, Cleber & Cauan, Trio Parada Dura, João Bosco & Gabriel, entre outros, já se hospedaram no Cavalaro Plaza Hotel, atraídos não apenas pelo conforto, mas pelo ambiente familiar e receptivo. “Fazemos questão de registrar essas visitas, compartilhar nas redes sociais e preparar uma recepção à altura. É gratificante ver como o trabalho da nossa família reflete em experiências positivas para os hóspedes”, conta Arli.
Atualmente, o hotel emprega oito colaboradores, além da atuação direta de Arli, Daiany e Gabriel, que mantêm viva a essência do empreendimento. A perda de Onivaldo, aos 62 anos, vítima do avanço do Parkinson, foi sentida profundamente, mas também fortaleceu o vínculo da família com o legado deixado por ele. “O pai está em tudo aqui. No jeito de atender, na forma como organizava as coisas, até nos detalhes mais simples. A saudade é diária, mas nos dá força”, emociona-se Daiany.
Com 25 anos de história, o Cavalaro Plaza Hotel segue sendo um dos principais pontos de hospedagem de Tapurah. É procurado não só pela estrutura e serviços, como café da manhã, limpeza e segurança, mas pela sensação de lar que oferece. Para muitos visitantes, a estadia acaba se tornando permanente, seja por comodidade ou por falta de moradias disponíveis no município em expansão.
Mais do que um negócio, o hotel é a materialização de um sonho que Arli e Onivaldo construíram com as próprias mãos, ao lado dos filhos.

Comments