top of page
  • Foto do escritorEditor

BioQualitá, há cinco anos entregando soluções sustentáveis para o agro.

Atualizado: 3 de ago. de 2023



Celso Nery


O Brasil está entre os cinco maiores países produtores de grãos do mundo. A cada safra, o país vem consolidando sua condição, procurando sempre ampliar a produtividade. Essa busca é possível graças a alguns fatores, mas principalmente pelas técnicas empenhadas nas áreas cultivadas. Neste sentido, uma empresa criada em Lucas do Rio Verde, tem contribuído para melhorias significativas nas propriedades rurais. A BioQualitá é uma empresa com foco na economia circular e agricultura regenerativa, e que vem trabalhando e desenvolvendo produtos orgânicos, naturais, biológicos e botânicos.


A BioQualitá completou, em junho deste ano, 5 anos de atuação celebrando uma importante parceria com a Bioibérica, sendo responsável pela distribuição para os estados do Mato Grosso, Rondônia, Pará e Minas Gerais. A Bioibérica é uma empresa farmacêutica espanhola de capital alemão que faz parte do Grupo Saria. É dententora da tecnologia Enzyneer®, presente nos produtos da BioQualitá. Esta tecnlogia foi desenvolvida pela divisão de fisiologia vegetal da renomada farmacêutica espanhola, que consiste na extração de compostos bioativos com a hidrólise 100% enzimática e disponibilizando aminoácidos livres.


De acordo com Roberto Vieira, sócio-diretor da BioQualitá, o resultado dessa tecnologia é uma solução natural e biologicamente ativa, que facilita a liberação de substâncias que atuam em sinergia para estimular os processos fisiológicos da planta. Os aminoácidos com a tecnologia Enzyneer® conferem maior resistência das plantas ao estresse, potencializando a absorção de nutrientes e melhorando a qualidade dos frutos obtidos.


“O início da nossa jornada até os dias atuais, testemunhamos uma aceitação e entrega excelente. Através de pesquisa inovadora, tecnologia avançada e um compromisso incansável com a qualidade, nos tornamos referência na qualidade de aminoácidos que aumentam a saúde das plantas e garantem melhora nas entregas dos cultivos”, explica Vieira.


Os aminoácidos são extraídos de um produto encontrado em larga escala em Lucas do Rio Verde: a mucosa porcina que é a mucosa do intestino do porco. O material é recolhido pela Bioibérica em alguns países do mundo e processada para a produção da heparina, um fármaco importante usado como anticoagulante. Ela age em uma etapa da reação complexa de coagulação do sangue e pode ser usada na prevenção da trombose. “Já o subproduto da heparina é o que a gente comercializa aqui, que são os aminoácidos livres, importante tanto para as pessoas, como para os animais e para os vegetais”, destaca.


Aplicação na agricultura

Atualmente a BioQualitá tem penetração em aproximadamente 1,0 MIO hectares nos quatro Estados em que atua como distribuidor da Bioibérica. As lavouras atendidas têm obtido resultados importantes, pois a suplementação com aminoácidos é uma forma de estimular o crescimento das plantas e aumentar a produtividade, uma vez que funciona como uma forma delas economizarem energia na realização de diversos processos metabólicos ao longo do seu ciclo. “Diante das adversidades, falta de água, excesso de água, excesso de calor, falta de calor, excesso de luminosidade, falta de luminosidade, ataque de pragas e doenças, o aminoácido deixa a planta mais bem preparada e estabilizada para que ela possa sair dessas situações de forma mais rápida e eficiente”, detalha.


O produto desenvolvido pela Bioibérica já faz parte da realidade de produtores na Europa há 37 anos como produto orgânico. “Não é um produto que nasceu hoje, você vê a qualidade do produto”, ressalta.


Os produtos BioQualitá não são encontrados em lojas ou cooperativas. A comercialização é feita única e exclusivamente pela empresa diretamente ao produtor. Segundo Roberto Vieira, a venda direta deixa o produto mais acessível. “A gente leva informações mais técnicas, posicionamentos mais corretos para que o produtor possa utilizar e ter a melhor performance possível em relação aos produtos”, pontua.



O gestor reforçou a visão que a BioQualitá tem desde a sua criação, que é ter DNA coprorativo que impacte positivamente na sociedade. Desenvolvemos produtos a partir de matérias naturais, orgânicas ou biológicas, propiciando uma contribuição para uma economia circular e agricultura regenerativa sustentável. Além disso, há um compromisso da empresa com a transparência em sua gestão. “A gente tem um modelo de gestão na empresa de muita transparência. Hoje a sigla ESG (Environmental, Social and Governance) está na moda das empresas, todo mundo busca isso, e a BioQualitá já é uma empresa que já nasceu no DNA ESG. Para comemorar os 5 anos de existência da empresa, foi o primeiro ano que nós colocamos nosso balanço para ser auditado, por empresa terceira e externa, e o nosso balanço foi aprovado já no primeiro ano sem ressalvas”, comemorou Vieira.


Para Roberto Vieira, os primeiros cinco anos da empresa foram de desafios, mas também de celebrações. Ele destaca que ver o setor produtivo prosperar, as comunidades se fortalecerem e a agricultura se tornar mais sustentável e produtiva confirma que a missão tem sido alcançada. “Nossos produtos não apenas ajudam os produtores a atingirem seus objetivos tangíveis e intangíveis, bem como produção de alimentos e também contribuem para um futuro sustentável e próspero para todos. Este marco é apenas o começo de uma jornada ainda maior. Estamos comprometidos em continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento, buscando constantemente maneiras de melhorar e oferecer soluções agrícolas ainda mais inovadoras”, reforça.


Bioqualitá, o futuro do agro, agora!!!


Comments


bottom of page