Atividades de conscientização são desenvolvidas para o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Palestras explicam as características da exploração de crianças e adolescentes

Ascom

A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde preparou atividades e materiais para falar sobre exploração e trabalho infantil, que em 12 de junho a data é lembrada pela luta de extinguir a prática. Serão distribuídos, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), informativos durante o mês para as famílias cadastradas nos serviços do setor e alunos da rede municipal.


“O Cras assumiu algumas ações para prevenção do trabalho infantil. Vamos explicar através de vídeos as atividades que caracterizam ser exploração, pois existem muitas dúvidas do que as crianças podem ou não fazer em casa”, esclarece coordenador do Cras, Vamir Filho.


Mobilizações e campanhas anuais para informar, denunciar e conscientizar sobre exploração e trabalho infantil são executadas desde 2002, ano em que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentou o primeiro relatório global sobre o tema a Conferência Internacional do Trabalho.


Juntamente à Secretaria de Cultura, está marcado para os dias 16 e 17, na sede da Cultura, uma intervenção com os alunos da rede municipal para debater o assunto e fomentar o conhecimento da data.


“Dividiremos em dois turnos, para alunos a partir dos 7 anos até os 15. Eles são disseminadores de informação, pois chegam em casa e ensinam aos familiares”, ressalta Vamir.


A Lei da Aprendizagem vai ser um dos temas abordados aos alunos e demais beneficiários dos programas sociais do Cras. A Lei define que empresas de médio e grande porte precisam contratar aprendizes e auxiliá-los em seus passos no mercado de trabalho. Assim, dúvidas poderão ser esclarecidas sobre o que se define como exploração e trabalho infantil e o que é permitido perante as leis.


Cartazes da campanha serão distribuídos nas escolas (particulares e públicas), bares e demais comércios de Lucas do Rio Verde para alertar e conscientizar a população.





Quer receber notícias como essa no seu celular? Click aqui e entre no grupo do WhatsApp .


Leia a última edição completa da Revista Portal