Associação Comercial de Tapurah vive nova fase e projeta futuro promissor ao lado do empresariado
- Editor
- há 7 dias
- 2 min de leitura

Celso Nery
A Associação Comercial e Empresarial de Tapurah (ACET) atravessa um novo e promissor capítulo em sua história. Sob a presidência de Flávio Anderson Breitenbach, a entidade vem colhendo os frutos de um processo de reconstrução iniciado em 2021, ao lado do então presidente Marcelo. Na época, a ACET enfrentava uma crise financeira severa, com dívidas superiores a R$ 60 mil e buscava melhorar a credibilidade junto à classe empresarial. “Era uma associação de certa desacreditada, sem voz ativa. Reconstruímos desde a base, quitamos as dívidas e hoje temos caixa. Voltamos a ser referência para os empresários”, afirma Flávio, lembrando que esse processo foi iniciado na gestão de Marcelo Alves.
A revitalização administrativa e financeira foi apenas o ponto de partida para uma atuação mais abrangente. Atualmente, a ACET oferece aos associados uma série de serviços e parcerias estratégicas, como consultas de crédito, descontos em salas para reuniões e treinamentos, além de condições diferenciadas junto a instituições financeiras, como o Sicredi. “Nosso papel é facilitar a vida do empresário, especialmente em tempos difíceis. Em um cenário econômico desafiador, com reflexos diretos do agronegócio, buscamos alternativas que fortaleçam o comércio local”, explica o presidente.

Projetando o futuro, Flávio destaca que a entidade vive agora uma fase de expansão e fortalecimento institucional, com novos eventos em planejamento, reestruturação da sede e busca ativa por recursos públicos. Uma das grandes conquistas recentes foi a isenção da taxa de regularização de imóveis comerciais — uma vitória obtida a partir do trabalho do Conselho Técnico da ACET, junto ao Poder Público e ao Corpo de Bombeiros. “Essa medida é válida por tempo limitado e é essencial, principalmente com a chegada definitiva dos bombeiros ao município. É um avanço importante para a segurança e legalização dos empreendimentos”, pontua.
Outro passo relevante foi o reconhecimento da ACET como entidade de interesse público municipal, o que a habilita a buscar recursos junto aos governos e deputados estaduais, ampliando sua capacidade de atuação em prol dos comerciantes.
Além disso, a ACET já trabalha no planejamento de eventos maiores e mais estruturados, como a ampliação do Destaque Empresarial, que deverá atrair ainda mais participantes nos próximos anos.
“Queremos tornar os próximos três anos um período de conquistas ainda mais expressivas. Sabemos que será curto para tudo o que planejamos, mas temos uma diretoria comprometida e um comércio que responde positivamente ao nosso trabalho”, diz Flávio.
O anúncio da instalação do Corpo de Bombeiros em Tapurah também foi celebrado pela entidade como um marco. Além de aumentar a segurança do município, representa uma exigência que reforça o desenvolvimento e a responsabilidade social e comercial. “É um avanço necessário. Vai exigir adaptações, mas garante mais segurança para a cidade que cresce a cada dia”, afirma.
Com o olhar voltado para o futuro, o presidente da ACET deixa uma mensagem de otimismo.
“O sentimento é de esperança. A chegada de grandes investimentos, como a usina de etanol, mostra que Tapurah está no caminho certo. A ACET segue sendo parceira do município, lutando lado a lado com o comércio local para crescer junto com a cidade. Parabéns, Tapurah, pelos seus avanços e pela força da sua gente empreendedora”.
Comments