Apresentador do Balanço Geral fala sobre desafios na era digital



A trajetória recente do publicitário Jossan Zancanaro, apresentador do programa Balanço Geral, explica uma evolução importante no jornalismo da TV Buritis, de Tapurah. Jossan, que é diretor da emissora, foi um dos consagrados na pesquisa de opinião pública feita pela empresa Ângulo. Ele e a própria emissora foram apontados pelo público como referência em suas áreas de atuação.


Jossan nasceu em Santa Catarina, mas se criou em Mato Grosso, tendo vindo com os pais ainda na década de 90 para Tapurah. Ele estudou e se formou em publicidade e propaganda, com ênfase em marketing, em Cuiabá, onde atuou profissionalmente. Há cinco anos ele aceitou o desafio da família e liderou uma grande revolução na programação e na própria estrutura da emissora. “A TV existe desde 2004. Eu decidi voltar e com vontade de fazer mudanças. A TV não era digitalizada ainda, o canal era analógico, a imagem não era boa. E eu pensei que precisávamos mudar, a começar pela imagem, para que as pessoas pudessem assistir tranquilamente”, descreve.


O processo de digitalização foi realizado com investimentos de aproximadamente R$ 400 mil. Foram adquiridos transmissor e outros equipamentos necessários para garantir qualidade na transmissão. “Fizemos esse investimento e então precisávamos de novos programas, oferecendo uma programação mais atraente. Comecei com envolvimento em redes sociais. O Facebook não tinha 2 mil seguidores. Hoje temos 22 mil. Nós não tínhamos YouTube e hoje contamos com 18 mil inscritos”, revela Jossan, que mira agora outra rede social, o Instagram. “Estamos com quase 3 mil seguidores, mas buscamos ampliar esse número. Precisamos acompanhar essas tendências”, ressalta. O envolvimento com redes sociais, porém, não para por ai. O próximo passo é a criação de podcasts, cuja estrutura está sendo preparada.




O reconhecimento popular tem impulsionado Jossan e equipe a seguirem adiante. Nas ruas, o apresentador tem um feedback importante sobre a mudança da programação. Ele reconhece que a presença da TV Buritis em Tapurah, há 18 anos, a torna referência no município. Mas os números melhoraram. Além disso, o carinho que o Balanço Geral tem obtido junto aos tapuraenses deixa o diretor e apresentador gratificado. “Pra mim traz uma satisfação pessoal, porque, mesmo com medo eu fui lá, assumi que deveríamos fazer diferente e eu quero fazer de um jeito que Tapurah goste”, comentou, revelando que imaginava atuar apenas nos bastidores, sem ir para a apresentação de programas. “Devido a necessidade, em determinado momento, acabei caindo de paraquedas na apresentação do programa. E eu fui buscando melhorar. Estou contente com os elogios que recebo nas ruas, fico satisfeito quando as pessoas me encontram no mercado e pedem pra tirar foto, pra conversar, elogiar”, declarou Jossan, que já foi convidado para festas de aniversário de crianças e jovens. “É sensacional ter esse carinho, esse retorno. Essa é a nossa satisfação”.



Leia a última edição completa da Revista Portal